53 gestores estiveram presentes nesta quarta-feira, dia 18, no CEI; avaliação começa a ser aplicada na próxima semana

Nesta quarta-feira, dia 18, diretores das unidades escolares municipais que oferecem o 5º e 9º ano do ensino fundamental se reuniram no Centro Educacional Integrado (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro, para debater sobre os resultados prévios obtidos através dos simulados aplicados, compartilhar as boas práticas e receber orientações sobre a Prova Brasil, que começa a ser aplicada na próxima segunda-feira, dia 23. A avaliação, que é organizada pelo Ministério da Educação (MEC), ocorre a cada dois anos e fornece indicadores para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A reunião desta quarta foi realizada pela Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e contou com a participação de 53 diretores.
O assessor da pasta, Renato Pessôa, detalhou como acontece o processo que terá seu resultado divulgado a partir de junho de 2024. “A cada dois anos nós temos a Prova Brasil, que é um balizador para analisar como está o desempenho dos alunos do ensino fundamental. Fazem esta avaliação alunos do 5º e 9º ano, que são os anos finais de cada fase do ensino fundamental, e eles respondem questões de português e matemática. O resultado da Prova Brasil e o fluxo dos alunos geram indicadores que permitem analisar a colocação da unidade escolar e do município em comparação a outras unidades, redes, municípios e estados”, explicou Renato.
O secretário de Educação, Marcus Barros, comentou sobre a importância do encontro com os diretores e vislumbra uma posição de destaque do município em seus resultados.
– Todas as ações realizadas durante esse período buscaram, de forma planejada e sustentada, alcançar nossa meta de resultado: melhorias da infraestrutura escolar; atualização do parque tecnológico; descentralização de recursos; formação de diretores, professores e toda equipe escolar; implantação da avaliação diagnóstica em larga escala; lançamento de notas e freqüência; reforço escolar; Censo Escolar; implantação dos AAGEs; dentre muitas outras ações. Agradeço a todas as áreas envolvidas que muito trabalharam para chegar até aqui. Agora é chegado o grande momento de colher os frutos. Que nossos alunos e professores possam colocar Barra Mansa em uma posição de destaque no Estado – frisou.

Prova Brasil
A Prova Brasil começa a ser aplicada a partir da próxima segunda-feira (23), sendo que a data é definida pelo Ministério da Educação. O objetivo das provas é avaliar a real situação do sistema educacional brasileiro, avaliando o desempenho dos alunos e coletando informações sobre escolas, professores e gestores.