Programa de Bonificação e Prêmios é uma ação do Saae e da Coopcat

Alunos e profissionais da rede municipal de ensino entraram no combate contra o descarte incorreto do óleo vegetal usado. O Programa de Bonificação de Prêmios começou a ser implantado nesta quinta-feira (27) e beneficiará as escolas participantes com recompensas por cada litro de resíduo acumulado.

A primeira etapa do programa começou nas escolas municipais Eulália Gouveia (Vila Independência), Antônio Pereira Bruno (Goiabal), Prefeito Luiz Amaral (Santa Clara) e Clécio Penedo (Nova Esperança). Em um segundo momento a ação será ampliada para outras unidades de ensino.

O óleo vegetal usado será recolhido através de bombonas personalizadas que servirão de postos de coleta para os moradores. As escolas serão pontuadas por litro arrecadado, podendo acumular e trocar por prêmios e materiais para serem usados na unidade de ensino. São materiais didáticos, escolares, de escritório, de limpeza, de cozinha e esportivos, eletroeletrônicos e móveis de escritório.

A ação, uma realização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (Coopcat), tem como objetivos: ampliar a malha receptora do óleo vegetal usado (OVU) dentro do município; aumentar a quantidade de OVU coletado e dar destino ecologicamente correto, através da reciclagem, transformando-o em outro material: evitar que o óleo de cozinha vá para o lixo e redes de esgoto, ocasionando entupimentos; evitar a contaminação das águas dos córregos, rios e mares, dos peixes e animais marinhos; evitar a contaminação do solo; evitar a procriação de animais vetores de doenças; proteger o meio ambiente; gerar trabalho e renda para os catadores.

– A participação das escolas é muito importante. É através da educação que as crianças irão aprender o ideal de não poluir nosso meio ambiente. O objetivo do programa é ambiental, mas a escola também vai participar do retorno que a reciclagem do óleo proporciona. – explicou Sérgio Antonio da Silva, engenheiro e Gerente de Destinação Final de Resíduos, responsável pelo Programa de Coleta Seletiva.