Alunos dos ensinos médio e fundamental tiveram a oportunidade de mostrar o que aprenderam ao longo do ano

A Escola Vocacionada à Música – Ciep 485 Prof. João Baptista de Barros, em parceria com o projeto Música nas Escolas, realizou, ao longo de dois dias, no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), um show de talentos especial com o tema ‘Você faz o show’, para que os alunos do ensino médio e fundamental demonstrassem o que aprenderam ao longo do ano.

Na noite de quarta-feira (29), os estudantes do ensino médio do município se apresentaram, enquanto na quinta-feira (30) foi a vez dos alunos do ensino fundamental. Ocorreram apresentações de canto e apresentações onde os alunos tocaram instrumentos de corda, sopro e percussão.

O coordenador musical da escola, Giliade Lima, falou sobre a importância de realizar eventos como esse para os alunos e agradeceu aos membros da Secretaria de Educação e ao prefeito Rodrigo Drable pelo esforço para que tudo acontecesse.

_ Além da oportunidade de se apresentar para as famílias, o show permite que os alunos vivenciem a prática musical, seja tocando, cantando ou fazendo os dois, porque desde o processo do arranjo até a consolidação da música, eles participam de tudo. Isso desenvolve o processo criativo, o que é muito importante na parte cognitiva e na parte social, porque é uma cooperação. Uma escola como essa só é possível graças ao empenho do nosso secretário e de toda equipe gestora da SME, além do nosso prefeito, que dá todo o apoio para a escola – disse Giliade.

A diretora da Vocacionada à Música, Saionara Maciel, demonstrou alegria e gratidão ao falar sobre o evento e a instituição: “A música na sua magnitude consegue conversar com todos os outros componentes curriculares. Então, nós estamos muito felizes e orgulhosos de toda a nossa equipe, por tudo que conseguimos mostrar durante o evento, para toda a comunidade, pais, convidados, e também alunos que estudarão conosco no ano que vem e passarão a ser parte da nossa família. Nossa escola já é um sucesso”, afirmou.

O secretário da pasta, Marcus Barros, teceu elogios à escola e disse que a consolidação dessa apresentação vem do pensamento inicial de ter uma escola que transcende todo seu aprendizado a simples práticas de um instrumento.

_ Essa escola é muito mais do que isso, utilizando música como um viés para o aprendizado. Então, não é uma escola de instrumentistas, é uma escola de pessoas que aprendem através da transversalidade da música. E essa culminância é para nós de muita felicidade, principalmente por ser dentro da universidade que nos presenteou recentemente com uma bolsa integral de estudo de 100% para a música. E quando nós buscamos a parceria com o Governo do Estado para a instituição, foi exatamente para isso, para que a gente tivesse do sexto ano até o ensino médio, alunos que pudessem se dedicar exclusivamente a isso, em tempo integral. Então, tanto eu quanto o prefeito Rodrigo ficamos muito felizes de poder ofertar isso”, finalizou.