Evento faz parte de um projeto realizado pela escola Damião Medeiros

A Escola Municipal Damião Medeiros, localizada no bairro Paraíso de Baixo, em Barra Mansa, promoveu nesta terça-feira (21), um debate sobre a igualdade racial, em alusão ao Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial. O evento faz parte do projeto Negritude Damião, realizado pela instituição.
Com o objetivo de conscientizar as pessoas presentes no evento sobre o tema, a escola convidou a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/VR, Eliege Domingos, para abordar o assunto junto aos pais e responsáveis pelos alunos. Na oportunidade, ela reafirmou a importância da convivência harmônica em sociedade, independente da cor da pele, opção religiosa e outras diferenças.
A diretora adjunta da escola municipal Damião Medeiros e idealizadora do projeto, Cristiana Aparecida da Silva Costa, falou sobre a importância do projeto. “A educação é o principal instrumento de transformação da sociedade e, consequentemente, ajuda no combate ao racismo e outras discriminações. É através da escola que vamos transmitir aos alunos a contribuição do povo negro para a construção do nosso país”, ressaltou Cristiana.
O Negritude Damião foi criado em 2017 e, neste ano, o debate sobre o combate à discriminação racial marcou o inicio das atividades do projeto. As práticas antirracistas realizadas pela unidade renderam a escola em 2022, a indicação ao prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero.