Unidade de ensino Damião Medeiros participou da 8ª edição do prêmio ‘Educar com Equidade Racial e de Gênero’

A Escola Municipal Damião Medeiros, localizada no bairro Paraíso de Baixo, em Barra Mansa, foi finalista da 8ª edição do prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero. Organizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o evento foi realizado este mês na cidade de São Paulo e reuniu unidades escolares de todo o país, que apresentaram projetos relacionados ao tema.
A diretora adjunta, Cristiana Aparecida, que é a idealizadora do projeto apresentado pela escola de Barra Mansa, nomeado como ‘Negritude Damião’, falou sobre a atividade. Ela ressaltou a importância da premiação e o trabalho realizado por toda a equipe da escola Damião Medeiros, assumindo o compromisso de construir uma Educação Antirracial.
“Contemplamos a cultura indígena e afro dentro da escola, mostrando para os alunos toda a diversidade cultural do nosso país”, explicou.
A diretora Angélica Cristina destacou que “escola ficou entre os finalistas e temos muito orgulho de conseguirmos concretizar essa posição. Isso significa o reconhecimento de um projeto desenvolvido há seis anos”.

O Projeto

O ‘Negritude Damião’, começou em 2017, na Escola Municipal Damião Medeiros. Ao longo de 2022 foram sendo desenvolvidas atividades relacionadas à cultura indígena, com base na Lei 11.645/08. Em março deste ano, o projeto foi inscrito pela equipe diretiva no Prêmio Educar, ficando entre os 20 melhores projetos do país, dentre os mais de 700 inscritos de todo o Brasil.