Encontro também contou com a participação de técnicos da empresa responsável pelas obras de readequação ferroviária

A prefeitura de Barra Mansa, através do Revit BM, realizou nesta quinta-feira, dia 17, uma reunião de alinhamento com as equipes e técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Concremat Engenharia e Tecnologia, responsáveis pelas obras de readequação do Pátio de Manobras.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, o encontro teve como objetivo analisar os pontos de convergência entre os dois projetos, além de definir algumas ações. “Com as obras de readequação do Pátio de Manobras nós teremos a abertura de novas vias no Centro, com isso, precisamos ajustar algumas ações, já que o Revit BM, que é o programa de revitalização de Barra Mansa, está desenvolvendo um trabalho na área central da cidade”, disse.

O coordenador do Revit BM e subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse, destacou que as equipes também realizam o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. “Hoje nós viemos ajustar as nossas ações, de acordo com o projeto do Pátio de Manobras. Dentro do planejamento de readequação ferroviária consta a remoção da vegetação às margens da linha férrea, que é composta por árvores Leucenas, que não são nativas da nossa região. Então, vamos realizar um trabalho em conjunto para repor essa vegetação com o plantio de ipês amarelos, que também fará parte do projeto de arborização urbana nas novas vias que serão abertas na cidade”, revelou.

Atualização das obras do Pátio de Manobras
Durante a reunião ainda foi apresentado o andamento dos serviços de readequação ferroviária. Na atual etapa os técnicos estão realizando o trabalho de drenagem entre a Rua Alberto Mutel, no Centro, e o Córrego Cotiara. “Hoje recebemos ótimas notícias das equipes que trabalham nas obras, entre elas é que há a expectativa de que até o fim deste ano a nova avenida seja entregue a população totalmente asfaltada, com calçada e meio-fio prontos. Atualmente eles estão realizando a drenagem, que fará o escoamento de toda a rede pluvial. Esse serviço impactará também o problema de alagamento que temos na Rua Prefeito João Chiesse Filho, embaixo do viaduto Doutor Didácio de Souza Fonseca, pois em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), será feita a canalização de toda a rede até desaguar no Córrego Cotiara e assim sanar o transtorno no período de chuvas”, comemorou Eros.

O encontro também contou com a participação do secretário de Manutenção Urbana, Cesar Carvalho. O Revit BM é um programa de revitalização que conta com o apoio de várias secretarias de Barra Mansa.