Trabalho bem-sucedido no município tem ganhado reconhecimento na região

Na manhã desta terça-feira, dia 12, uma equipe da Prefeitura de Miguel Pereira conheceu o trabalho desenvolvido pela Fábrica de Óculos da Prefeitura de Barra Mansa. Entre os visitantes estiveram o secretário de Governo, Igor Viana, o superintendente de Licitações e Compras, Atílio Biage, o controlador geral, José Carlos Bahia, e o procurador geral, Marcus Aurelius Machado Cardoso. De Barra Mansa participaram o gerente da Fábrica de Óculos, Joel Valcir Pereira, o secretário de Governo, Fanuel Fernando, e o servidor da Controladoria Geral, Anderson Brasil Fonseca, entre outros.

Após o encontro no gabinete do prefeito, os visitantes puderam ver de perto as instalações da Fábrica, no pátio do Centro Administrativo, onde os óculos são finalizados e entregues ao público. O secretário de Governo de Miguel Pereira, Igor Viana, aproveitou o encontro para tirar as principais dúvidas com relação ao trabalho desenvolvido em Barra Mansa e enalteceu a importância do momento de troca de experiências.

“Quero agradecer a recepção da Prefeitura de Barra Mansa, o prefeito Rodrigo Drable e toda equipe por terem apresentando esse projeto da ótica municipal para nós. Tenho que destacar a organização e empenho de todas as pessoas envolvidas. Com certeza vamos pegar todo o ‘know how’ e experiência utilizada em Barra Mansa para que possamos aplicar em Miguel Pereira”.

O servidor da Controladoria Geral de Barra Mansa, Anderson Brasil, também destacou como o programa de programa de acuidade visual tem contribuído para solucionar o problema de muitos moradores que não tinham condições de arcar com bons óculos.

“Muitas pessoas passavam por consulta com o oftalmologista e pegavam a receita, mas não tinham recursos para adquirir os óculos. Isso deixava o tratamento incompleto. A Fábrica de Óculos vem completar esse ciclo de maneira que as pessoas carentes possam já sair com o problema resolvido. É um programa transversal envolvendo as Secretarias de Saúde e Educação. Estamos recebendo hoje uma equipe que gostou do projeto, veio conhecer e pretende levar para o município. É muito importante essa integração e troca de ideias”.

RECONHECIMENTO

Na última sexta-feira, dia 8, quem também conheceu o trabalho da Fábrica de Óculos foi o prefeito de Resende, Diogo Balieiro. Durante a visita, ele comentou:

“Eu pude observar a qualidade dos óculos fornecidos. Não são óculos que daqui a 60 dias vão quebrar ou as lentes vão perder o tratamento antirreflexo. Realmente os óculos fornecidos aqui em Barra Mansa são de ótima qualidade. Tenho que parabenizar o prefeito Rodrigo Drable por esse trabalho bem feito”.

A Fábrica de Óculos já entregou mais de 5.000 unidades em seus três anos de funcionamento, sendo 300 unidades apenas no mês de julho. São beneficiados estudantes da rede pública municipal e idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de pessoas assistidas pelo CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).