Município se tornou referência nas ações de combate ao Coronavírus e na organização do esquema vacinal em todo Estado do Rio de Janeiro

Na semana que antecede a virada de Ano Novo o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, elencou o enfrentamento à Covid-19 e o fomento à economia como os grandes desafios da administração pública enfrentados nos dois últimos anos. O município, que foi o primeiro a confirmar ainda em março de 2020 o primeiro caso da doença no Estado do Rio de Janeiro, traçou estratégias rápidas para controlar e conter o avanço do Coronavírus. Os resultados deste trabalho fizeram com que cidade se tornasse referência em todo território fluminense. O avanço da vacinação foi a grande recompensa de todos os esforços da Secretaria de Saúde e demais profissionais envolvidos no processo.

– Estamos a quase dois anos vivenciando as mazelas decorrentes da pandemia da Covid-19 e, literalmente, tendo que nos reinventar diante de situações que precisam ser vencidas. Inicialmente, foi necessário o isolamento social, que depois se transformou em distanciamento social, seguido de campanha maciça sobre a importância das medidas preventivas. No auge da pandemia em todo o Brasil, trabalhamos muito e conseguimos ampliar o número de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva pelo Sistema Único de Saúde. Fomos além, e junto ao Governo Estadual transformamos a UPA da Região Leste, que estava fechada há anos por problemas decorrentes de gestão da administração do período 2013/2016, em Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19. Foram ações extremamente importantes que ajudaram o município a ter o controle sobre os casos que surgiam a cada dia – destacou o prefeito Rodrigo Drable.

Neste cenário, Barra Mansa também investiu na contratação de novos profissionais da saúde para atender a demanda imposta pela pandemia e até que as doses das vacinas fossem disponibilizadas pelo Governo Federal, a opção encontrada pelo município foi à realização da testagem em massa, que segundo estimativa da Secretaria de Saúde, chegou a 18 mil pessoas de diferentes bairros, no período de julho de 2020 a janeiro de 2021. A iniciativa permitiu realizar um trabalho com dados mais reais e tomar as medidas necessárias para evitar a proliferação do vírus até que as doses de vacinas fossem adquiridas.

Em janeiro, doses da vacina chegaram à Barra Mansa trazendo esperança e alívio à população. O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, lembrou que as primeiras doses da Coronavac chegaram à Barra Mansa no dia 19 de janeiro. “Tão logo, os frascos do imunobiológico foram disponibilizados começamos a imunização dos profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência que estavam institucionalizadas. Conforme fomos avançando e com a chegada de novas doses de diferentes laboratórios, concentramos todo o processo de vacinação do público alvo especificado por idade pelo Ministério da Saúde no Parque da Cidade, no Centro. Hoje, com o adiantamento da vacinação, as segundas doses e doses de reforço estão disponibilizadas nas unidades de saúde dos bairros, de 9 às 16 horas, e na unidade de saúde do bairro Ano Bom, de 9 às 20 horas”.

De janeiro até o momento, a Secretaria de Saúde aplicou 282.546 mil doses da vacina. Deste total, 139.565 mil são referentes à primeira dose; 119.272 mil, de segunda dose; e 23.709 mil doses de reforço.

Retomada da Economia

Os avanços da vacinação permitiram ações planejadas de fomento à economia. Neste contexto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia retomou o Domingão de Compras no Centro da cidade, apoiou a realização da Feira de Empreendedores no bairro Colônia Santo Antônio e se reuniu com representantes de diversos segmentos visando estreitar relações e auxiliar no processo de reativação da economia e geração de emprego e renda.

Também está concluindo a instalação da unidade do Sine (Sistema Nacional de Empregos) e da Casa do Trabalhador no pátio da Prefeitura. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, estas ações são de suma importância para a retomada da economia. “Voltamos de forma gradativa com os eventos na cidade, fomentando o comércio, e respeitando os protocolos de combate a Covid-19. Prova disso, é que mesmo com todas essas ações que realizamos, os números de casos, internações e óbitos caíram de forma drástica na cidade. Estamos voltando à normalidade e precisamos focar agora nesta retomada”, revelou.

Perspectivas para 2022

O prefeito Rodrigo Drable se mostrou confiante para 2022. Mesmo diante desta crise sanitária que assola todo o país, o chefe do Executivo elencou uma série de ações importantes para o ano que vem. “Estamos avançando a cada dia nas obras do Pátio de Manobras e a expectativa é da conclusão ainda em 2022. Vamos iniciar as obras da barragem do Rio Barra Mansa, inaugurar um teatro e fazer inúmeros investimentos no Parque da Cidade, assim como construir um ginásio esportivo municipal na entrada do bairro Santa Rosa, que será referência para toda a região. Vamos construir quatro novas creches e dar prosseguimento ao asfaltamento por todo o canto da cidade”, concluiu.

Fotos: PMBM