Moradora que começou participando das feiras de artesanato hoje possui sua própria loja de doces e salgados no Centro

Ter o próprio negócio e trabalhar com o que você produz é o sonho de muita gente. Com foco nesse segmento, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, tem promovido cada vez mais ações que visam incentivar o empreendedorismo na cidade.

Um exemplo de sucesso é a comerciante Márcia Cristina Afonso, que mora no bairro Santa Maria II e há pouco mais de um mês abriu a loja Delícias da Matriz, no Centro. Ela começou expondo seus produtos nas feiras de artesanato que são promovidas pela Secretaria, onde passou a ter mais visibilidade e percebeu que o sonho de ter seu próprio ponto comercial estava cada vez mais próximo de se tornar realidade.

“O meu foco sempre foi alimentação, porque eu sempre gostei de cozinhar e servir, até em casa mesmo. Eu tive a sorte de começar trabalhando já na área de alimentação. Já tem mais de 10 anos que eu empreendo, mas só passei a focar na minha produção nos últimos anos”.

Márcia contou ainda, que no início sua maior dificuldade era chamar a atenção em um mercado que anda cada vez mais competitivo. “Muita gente já faz alimentos artesanais. Aí eu comecei a diversificar a produção com bolos, pães, empadas e docinhos. Todas as feiras e eventos da prefeitura foram muito importantes para que eu pudesse ter contato com o público”.

Após participar da Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense), Márcia foi convidada pela gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bhella Santos, para expor nas feiras de artesanato, onde passou a ser sempre chamada.

“As coisas foram melhorando. Hoje eu estou com a loja aberta, sobretudo graças a esse apoio da prefeitura. A abertura da loja foi um sonho que se tornou realidade. Estou muito contente com o que está acontecendo. Os clientes que vão à feira são indicados e vêm conhecer a loja. Aqui eu produzo o que eu já fazia na feira, mas agora em quantidade bem maior”.

DISCIPLINA E DEDICAÇÃO

Para passar pelo novo desafio é necessário ter muita disciplina e dedicação. Márcia fica pelo menos 12 horas em seu estabelecimento, das sete da manhã até as sete da noite. Isso permite que ela agora ela também possa atender encomendas para festas.

“A Bhella sempre acreditou em mim. Se ela não tivesse me dado uma chance, as coisas não teriam tomado essa direção. Foi assim que começou. Graças ao primeiro convite eu estou aqui hoje”.

Bhella, por sua vez, também comentou sobre esse caso de empreendedorismo que serve de inspiração para os munícipes. “A Márcia começou com a gente lá em 2018 e a trajetória dela foi crescendo. Ela foi trabalhando com a gente em todos os eventos que nós fazíamos, inclusive representou Barra Mansa no Fórum de Turismo de Vassouras. Nós do Desenvolvimento Econômico ficamos muito felizes com essa ascensão, principalmente porque ela é uma pessoa que batalha muito”.

ESTÍMULO

Dentro da Gerência de Turismo, Bhella Santos é responsável pela coordenação do artesanato de Barra Mansa, que busca estimular a produção e venda de produtos artesanais, além de oferecer qualificação e espaço para comercialização por meio de feiras e eventos.

“Nosso objetivo é incentivar e apoiar iniciativas criativas que possam gerar receita e impacto na economia local. Assim temos uma rede de trabalho e produção em crescimento sustentável valorizando a criatividade individual e coletiva, trabalhando as habilidades e talentos tanto na produção de artesanatos como das famosas comidas gourmets”.

A Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento Econômico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no 2° andar no Centro Administrativo da Prefeitura, no Centro.