Primeiro posto de coleta de leite humano do município será instalado no Hospital

 

O Hospital da Mulher de Barra Mansa preparou uma programação especial a ser realizada no decorrer de março, em alusão ao mês da Mulher. A finalidade, segundo a diretora da unidade, Fernanda Chiesse, é intensificar os cuidados e proteção às pacientes e colaboradoras, principalmente no que se refere ao combate a todos os tipos de violência e a promoção integral da saúde.

Uma das iniciativas de grande relevância será a inauguração do posto de coleta de leite humano, a ser realizada na próxima quinta-feira (10), às 8 horas.

Fernanda Chiesse explicou que o posto de coleta de leite humano funcionará de segunda a sexta feira, entre 8:00 e 17:00, com ações de promoção, proteção  e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades  de coleta de  produção láctea da nutriz e sua estocagem. “Não realizaremos o processamento do leite, que é exclusivo do Banco de Leite ao qual estamos vinculados, o Instituto Fernandes Figueiras – Fiocruz/ RJ”, ressaltou.

Mas, a programação vai além e engloba as mulheres que trabalham na unidade. De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o intuito é manter o olhar atento e zeloso sobre as colaboradoras. “Entendemos que os cuidados devem acontecer em todos os espaços da sociedade, inclusive no âmbito profissional. Isso é zelo, é cuidar da vida”, disse.

 AGENDA:

Nesta terça-feira (08), às 9 horas, integrantes da Patrulha da Mulher realizam palestra durante a Sala de Espera do Hospital. Entre os temas abordados estão os principais tipos de violência que acometem as mulheres: financeira, sexual, física, patrimonial e psicológica. Também serão informados os serviços prestados pela Corporação e os procedimentos de acesso. Um almoço, com cardápio comemorativo, será servido aos pacientes e funcionários do Hospital.

Nas quartas-feiras (dias 09 e 23), serão formados grupos, sob a orientação da enfermeira Gisele Perroni Viana e da Assistente Social Ariádna Schaeffer, para que as colaboradoras do Hospital obtenham informações quanto ao uso do DIU (Dispositivo Intra Uterino). A proposta inclui reunião de planejamento reprodutivo, o agendamento da realização dos exames necessários e a documentação exigida para adesão a esse tipo de contraceptivo.

Nas sextas-feiras (dias 11, 18 e 25), será realizada a coleta de preventivo para colaboradoras do Hospital. Especificamente nos dias 18 e 25, entre 14 e 17 horas, haverá consultoria de beleza.

Já no dia 17, a programação será direcionada à educação continuada acerca da assistência à saúde da população LGBTQIA+ (movimento que luta pelos direitos e inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero).

Um Webnário com o tema ‘Assistência à família em processo de adoção no contexto da saúde’ está agendado para o dia 19, às 20:30 horas, com o enfermeiro Gustavo Nunes de Mesquita.

No dia 24, às 13 horas, está prevista a realização de Roda de Conversa no alojamento do Hospital sobre primeiros socorros ao recém-nascido, sob a responsabilidade do enfermeiro Gustavo.