Trabalhos serão adotados nas aulas do ensino fundamental; prefeito Rodrigo Drable e diversos convidados prestigiaram a cerimônia nesta quinta-feira

 

Na manhã desta quinta-feira, dia 4, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a cerimônia de lançamento de dois livros didáticos escritos e organizados por professores, pedagogos e outros profissionais de educação da rede municipal. O evento aconteceu no CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro. Os dois livros são intitulados “Barra Mansa – Cidade da Gente”, sendo voltados para o ensino da cultura, história e particularidades do município aos estudantes do Ensino Fundamental (3º e 6º ano). No total serão distribuídos, gratuitamente, 10.317 livros em toda a rede pública, em 2023 e 2024, incluindo títulos para o acervo das escolas.

Além dos autores dos dois livros, marcaram presença o prefeito Rodrigo Drable; a vice-prefeita Fátima Lima; o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros e demais secretários municipais, o representante da Didáticos Editora, Davi Holanda; vereadores do município; o diretor regional da Seeduc-RJ, Vítor Ricardo de Azevedo Fonseca; a secretária de Educação de Quatis, Ivone Barbosa Bento; o comandante do 28º BPM, Coronel Ronaldo Martins; o vereador Betinho Albertassi, de Volta Redonda; o ex-deputado estadual Marcelo Cabeleireiro; o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Getúlio Pereira; o presidente da OAB Barra Mansa, Aloizio Perez; o presidente do Rotary Club, Bruno Volpe Maciel; além de representantes do Sicomércio, CDL e ACIAP, entre outras autoridades.

Uma das professoras responsáveis pela produção do livro, Carla Giovana, ressaltou que o trabalho feito em conjunto permite que os estudantes e toda a população possam descobrir uma cidade que talvez não conheçam muito bem.

– São livros muito especiais para o nosso município. Uma cidade que se redesenhou urbana, mas que manteve as suas tradições, a sua cultura, os seus valores. Em conversa com os moradores, a gente descobre muita tradição, histórias que vêm sendo transmitidas de geração em geração. E agora nossos meninos e meninas terão a oportunidade de conhecer e se encantar por nossa cidade, criando com ela o sentimento de pertencimento. Quando a gente se sente parte de algo, a gente cuida e quer o melhor. É com esse sentimento que trabalhamos com toda a pesquisa desse livro e hoje apresentamos o resultado pra vocês – declarou a professora.

O representante da Didáticos Editora, Davi Holanda, agradeceu e parabenizou, além do prefeito Rodrigo Drable e do secretário Marcus Barros, todo o empenho e dedicação dos responsáveis pelos livros. “Hoje a gente alcança o ápice desse projeto. Foi um trabalho feito com muito zelo e de forma impecável por todos. Apesar da lei instituir a obrigatoriedade do ensino regional, a gente sabe que dentro de sala de aula a gente aprende tudo, menos a nossa raiz, nossas origens. O livro vem pra tratar disso, para que os alunos aprendam de onde eles vieram, juntamente com suas famílias”, destacou Davi, acrescentando que em breve será feito um concurso de redação para todos os alunos do ensino fundamental.

Em seu discurso, o secretário de Educação, Marcus Barros, comentou sobre os avanços que a área tem apresentado na gestão do prefeito Rodrigo Drable, culminando com ações como a entrega dos livros feitos pelos profissionais da rede.

– Esse livro faz parte de um contexto, uma aposta que é muito interessante, que é apostar nos profissionais de educação. Deixar essa história é mais uma marca desse governo. Que todas as redes possam consumir esse livro, incluindo a estadual e a particular. É um material para ser degustado. Qual é o maior objetivo da educação? É o aprendizado do nosso aluno. Nossa meta é muito ousada: estar entre os melhores resultados do Estado do Rio de Janeiro. Isso é possível, com planejamento. Hoje, mais do que responder a resultados de notas, a gente sabe em que patamar está, o que estamos planejando e aonde vamos chegar – comentou Marcus Barros.

A vice-prefeita Fátima Lima mostrou-se bastante emocionada com a presença de todos os envolvidos com os livros, sobretudo por todo o aprendizado que eles representarão para crianças e adolescentes do município.

– A educação transforma pessoas e cada pessoa transforma o seu ambiente. Nós avançamos bastante porque temos um secretário de Educação que tem visão e uma equipe que caminha com ele. Esse livro é resultado do trabalho de muitas mãos, todos são importantes. ‘Barra Mansa – Cidade da Gente’ agora se transforma em um programa. Nossa cidade acolhe muitas pessoas, como me acolheu. O melhor de Barra Mansa é o seu povo, um povo trabalhador e com capacidade de superação. Fico muito feliz em ver como estamos abraçando nossa cidade através desse livro – disse Fátima.

O prefeito Rodrigo Drable fez questão de destacar a importância de dar valor ao que faz parte da história e da cultura do município, como parte de um legado a ser deixado.

– Poucas são as cidades em que os moradores conhecem sua história. Se você não conhece e não sabe de onde você veio, como você vai fazer com o futuro? O que a gente vive hoje é a construção do amanhã e temos que fazer hoje com muito amor. O legado que nós podemos deixar para o futuro é a transformação da visão sobre o ambiente em que vivemos. Um pedido que fazemos para os nossos professores é que desenvolvam nos alunos o desejo de estarem e serem parte da história. Eu tenho certeza que esses dois livros são os primeiros de muitos passos para alcançarmos esse objetivo. Meus parabéns aos nossos autores, a cada membro da Secretaria de Educação que se dedicou a esse livro, à editora que nos proporcionou esse livro, ao nosso fotógrafo Paulo Dimas e à vice-prefeita Fátima, que está comigo na caminhada e com quem compartilho uma visão muito parecida – concluiu o prefeito.

Durante o evento ainda houve participação de alunos da Escola Vocacionada à Música no Ciep-485 – João Batista Barros, que realizaram apresentações musicais, incluindo a execução do Hino Nacional e o Hino de Barra Mansa.