Atividade foi realizada nesta quarta-feira com profissionais que atuam com alunos do 3º ano do ensino fundamental I e do 6º ano do ensino fundamental II

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira, dia 07, a ‘Formação Cidade da Gente: Planejamento e BNCC para recomposição da aprendizagem’. A capacitação, destinada a professores que atuam com alunos do 3º ano do ensino fundamental I (anos iniciais) e do 6º ano do ensino fundamental II (anos finais), foi ministrada pelo professor e mestre em ciências da educação, Felipe Valoz, e contou com a participação dos autores: Alessandra Magalhães, Carla Giovana, Edson da Hora, Gabriel Sobreira, Lélia Abrahão, Morgana Vieira, Nikson Salem, Rozangela Maielo, Saionara Maciel.

Uma das responsáveis pela produção do livro e Assessora da Secretaria, Carla Giovana, destacou a importância em oferecer a formação aos professores antes de entregar os exemplares aos estudantes:

– Esta é uma ferramenta essencial para o trabalho do professor na sala de aula, mas, antes de iniciarmos o trabalho, precisávamos desse momento para que os profissionais conhecessem de fato o livro, pudessem se apropriar de tudo que ele oferece. Neste encontro eles puderam entender como implementar e usar isso a seu favor. Então, a gente quis juntar esses professores para que eles entendam que a melhor ideia é trabalhar isso a partir de projetos que contem a história da nossa cidade e o mais importante que a gente consiga encantar esses estudantes para que eles se apaixonem pela cidade e que conheçam a realidade de onde eles moram, mesmo que tenham que sair daqui um dia, mas que levem ‘eu sei de onde eu sou, eu conheço a minha raiz, eu conheço o lugar de onde eu vi’”, disse Carla.

O mediador do encontro, Felipe Valoz, falou sobre o trabalho realizado com os professores na capacitação. “Estou muito feliz por participar deste momento de formação tanto para os anos iniciais quanto para os anos finais. A Editora Didática vem, com todo o seu projeto, resgatando as raízes históricas, culturais, sociais, e, acima de tudo, trabalhando a recomposição da aprendizagem nas escolas”, declarou.

De acordo a gerente administrativa e financeira da Secretaria de Educação, Morgana Vieira, o cronograma de distribuição terá início na próxima segunda-feira, dia 12, que será quando todos os estudantes do 3º ano do ensino fundamental I (anos iniciais) e do 6º anos do ensino fundamental II (anos finais) irão começar a receber seus livros”, detalhou Morgana.

Segundo o Secretário de Educação, Marcus Barros, a formação, dentre outras ações e eventos, faz parte do cronograma de lançamento dos livros para toda a nossa rede. “Esse é um marco importante para nosso município, e como dissemos no lançamento, é só o início desse trabalho junto às nossas unidades escolares. Nosso prefeito e a vice-prefeita estão muito felizes com essa conquista e querem que nossa história seja contada de forma direta e inspire a todos. Os próximos passos são o lançamento nas escolas e uma tarde de autógrafos junto aos autores.”