Mais de R$ 1,2 milhão estão sendo destinados às escolas da rede municipal

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou, na segunda-feira (26), a descentralização de mais de um milhão e duzentos mil reais para as escolas da rede municipal. A descentralização de recursos é referente ao Programa Investe Escola, criado através da Lei 5.023/2022.

As unidades escolares poderão investir em reparos e melhorias em infraestrutura, na aquisição de materiais pedagógicos e de limpeza e em mão de obra de prestação de serviços em pequenos reparos. A aplicação dos recursos será definida pelo gestor da unidade escolar junto ao Conselho Escolar, garantindo a participação democrática de todos os envolvidos no processo educacional. Os recursos poderão ser aplicados na implementação do Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.

A responsável pelo setor de Gestão Financeira Escolar e Prestação de Contas da SME, Alessandra Mara, explicou que a pasta está garantindo aos gestores das unidades escolares, com a participação efetiva da comunidade, através dos Conselhos Escolares, progressivos graus de autonomia administrativa e de gestão financeira. “Com isso, proporcionamos maior agilidade ao atendimento das necessidades de cada unidade quanto à infraestrutura e à implementação das ações propostas em seu Projeto Político Pedagógico”, disse.

O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, destacou que a descentralização é muito importante para a utilização dos recursos nas escolas. “Quando nós damos autonomia para a escola utilizar os recursos de forma rápida, conseguimos resolver problemas de infraestrutura com maior velocidade. Gostaria de agradecer ao prefeito Rodrigo Drable por ter comprado essa ideia e à Câmara Municipal por ter aprovado a lei”.