Rodrigo Drable esteve com os gestores das unidades escolares nesta sexta-feira, no Parque de Saudade

Na manhã desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação, entregou aos gestores escolares uma carta de compromisso apresentando as metas de resultado para 2023, estabelecidas individualmente. Durante o encontro, o prefeito Rodrigo Drable entregou o documento diretamente a cada gestor de unidade escolar (mais de 70 responsáveis). Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita, Fátima Lima, o secretário de Educação, Marcus Barros, e a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

O secretário Marcus Barros destacou que o evento é a culminância de todo o processo que tem sido desenvolvido buscando o aprimoramento do ensino na rede. “Nós fizemos uma série de avaliações diagnósticas e investimentos, estabelecemos as metas e agora estamos pactuando com os gestores. Por isso, a importância de fazer um evento formal em que o prefeito entrega diretamente ao diretor a meta individual de sua escola. É um grande evento também para mostrar o que temos realizado de investimentos e melhorias”, esclareceu Marcus.

O secretário de Educação disse que foi feita uma grande reestruturação a partir dos quatro pilares (gestão administrativa, gestão pedagógica, gestão de pessoas e infraestrutura), no intuito de dar direcionamento para que os resultados fossem alcançados. “Sem uma base sólida e um trabalho prévio de reestruturação, não seria possível atingir as metas”, informou Marcus.

Os presentes no evento puderam tomar ciência do gráfico de dispersão dos resultados das escolas da rede municipal, de acordo com o levantamento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), bem como o fluxo que é a taxa de aprovação, conforme explicou a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Ionara Muniz:

– Com isso, criamos um indicador municipal para cada unidade tê-lo como base para atingir a meta municipal. A consequência disso será o alcance do objetivo, que é estar entre os 10 primeiros municípios do estado em resultado no IDEB.

A diretora do CEI Saturnina de Carvalho Vieira da Silva (localizado no Centro), Sandra Maria Eulália Cândido, comentou sobre o desafio apresentado de estar entre os 10 melhores municípios do Estado do Rio de Janeiro. “Hoje nós estamos oficializando um trabalho que já foi iniciado. Nosso município tem condições porque as ações são possíveis de serem realizadas. Desde o início do ano passado, nós temos buscado atingir cada meta para atingir os resultados esperados”.

A vice-prefeita Fátima Lima comentou que todo esse processo de reestruturação tem sido trabalhado há bastante tempo pela atual gestão municipal, além de enaltecer o empenho dos profissionais da educação municipal para buscar sempre a evolução.

– Eu tenho certeza que cada um de vocês vai se desdobrar ainda mais do que já faz para alcançar a meta. Vocês, como líderes em suas escolas, são peças fundamentais, nada acontece sem envolvimento e paixão. Educação é paixão. Estou apaixonada por alguns projetos lindos que tenho visto em escolas da cidade. Sinto que vocês estão fazendo com coração e, com isso, vamos obter resultados excelentes, para nossa educação alcançar outro patamar. Estamos juntos porque é a educação pública de Barra Mansa, é a nossa educação da qual cuidamos com muito carinho – declarou Fátima.

Em seu discurso, o prefeito Rodrigo Drable, falou sobre a importância da dedicação e da mudança de visão para que novos caminhos possam ser trilhados. “A insatisfação talvez seja o combustível do processo. Mas por outro lado, não adianta estar insatisfeito se não fizermos a transformação. Precisamos ter a ousadia de mudar nossos planos de metas. Se a gente fala de transformação de vidas, precisamos que ela seja feita através das crianças e é na escola que elas mais podem aprender isso. Esse exercício deve ser feito todos os dias. Fazer a reflexão, ouvir o outro e compartilhar os resultados dos trabalhos feitos”, disse Rodrigo.