Promover rotinas de escuta, garantir os direitos e um bom acompanhamento são fatores que ajudaram nesse resultado

Um dos fatores que interfere no bom funcionamento institucional é a gestão de pessoas. Por meio de rotinas de escuta ativa e acompanhamento dos servidores é possível desenvolver uma boa convivência, oferecendo qualidade no ambiente de trabalho. Partindo desses princípios, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem se tornando destaque nesse quesito.
Dentre as principais ações desenvolvidas pelo setor de gestão de pessoas estão: acompanhamento dos processos, regularização da vida funcional do servidor, alocação dos profissionais, monitoramento das licenças, concurso de remoção, processo de mobilidade interna e monitoramento de carência de professores em salas de aula (índice 0,71%).
Com foco na formação e desenvolvimento dos servidores foi inaugurada a Escola de Formação; houve a implementação do curso de Formação em Gestão Escolar, com objetivo de capacitar servidores para atuarem como Diretores nas Unidades Escolares; e o lançamento do programa de formação Liga Steam, em parceria com Arcelor Mittal.
Outra conquista é o convênio com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) oferecido aos funcionários públicos, colaboradores e funcionários terceirizados da prefeitura, extensível aos seus dependentes, possibilitando descontos de até 40% nos cursos de Educação a Distância (EAD), de extensão, graduação, pós-graduação e Colégio UBM.
Segundo o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, a boa prática administrativa gera melhor qualidade de ensino e interfere diretamente na aprendizagem escolar. “É preciso cuidar do bem-estar dos nossos profissionais, lutar por eles e oferecer sempre as melhores soluções. Isso surte efeitos positivos e quem mais ganha são os nossos alunos. Além disso, proporcionar um ambiente agradável favorece o trabalho da nossa equipe”, expressou Marcus.
Mariana Ribeiro, responsável pela Gestão de Pessoas, completou. “É essencial o diálogo com os servidores e se atentar às suas necessidades, promovendo um ambiente de confiança, onde eles se sintam valorizados. Isso é fundamental para motivá-los a contribuir para o sucesso coletivo”, finalizou.