Escolas Carlos Augusto Haasis, Comendador Geraldo Ozório Rodrigues e Ciep 054 estão passando por grandes melhorias

Na manhã desta quarta-feira, dia 10, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, esteve conferindo as obras realizadas em três escolas da rede municipal. Ele foi acompanhado dos secretários de Educação, Marcus Barros, de Governo, Luiz Furlani, e de Planejamento Urbano, Eros dos Santos. Os trabalhos reforçam o comprometimento da atual gestão municipal com a área da educação.

A primeira unidade visitada foi a Escola Municipal Carlos Augusto Haasis, no bairro Boa Vista I, que está passando por reforma das estruturas de cobertura e do piso externo. O serviço está previsto para ser concluído em 2024.

Rodrigo Drable comentou que a escola merecia uma reforma há muito tempo, de forma a  proporcionar uma melhoria na estrutura para atender os alunos. “Nós entendemos que uma reforma não seria suficiente e, por isso, estamos praticamente fazendo outra escola, de maneira que nossas crianças tenham um ambiente adequado para estudar e se desenvolver. O bairro Boa Vista I vai receber vários investimentos, mas esse é um dos mais importantes, ligado diretamente à vida de nossas crianças”, declarou o prefeito.

O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, destacou que as obras da Escola Municipal Carlos Augusto Haasis representaram um grande desafio para a pasta. “Estamos perto de entregar uma escola toda reformada. É um sonho que se tornou realidade para a comunidade.”

Titular da Secretaria de Educação Marcus Barros, disse que é uma honra muito grande ver a reforma completa do equipamento público no bairro Boa Vista I. “Dentro de todos os investimentos que estão previstos, a estrutura dos prédios faz parte deles. Essa é uma das escolas que a gente vai receber mobiliário e equipamentos novos para atender os nossos alunos”, frisou Marcus.

Durante a visita à unidade, o secretário de Governo, Luiz Furlani, comentou o que representa a obra para a localidade. “Vai ser uma nova escola, da forma que nossas crianças merecem. A gente segue trabalhando junto ao prefeito Rodrigo Drable, aos secretários e ao vereador Deco”.

O vereador Deco, que também esteve presente na visita, elogiou a parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. “Muita alegria ver que a obra da Escola Carlos Augusto Haasis está em pleno vapor e em breve vamos entregar a nossa população uma escola nova e totalmente reformada”.

Vila Coringa

Já a Escola Municipal Comendador Geraldo Ozório Rodrigues, na Vila Coringa, está passando por reforma geral e ampliação. De acordo com os diagnósticos da Secretaria Municipal de Educação, a unidade era uma das mais que precisava passar por obras. O vereador Gustavo Gomes e o presidente da Câmara Municipal, Paulo Sandro Soares, também estiveram no bairro nesta quarta-feira.

O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, informou que a demanda inicial era fazer a reforma da quadra da escola, mas conforme o projeto avançava, também foi construído um muro de contenção para proteger a área de possíveis deslizamentos de terra, além do prefeito ter solicitado que fosse feito o projeto de uma escola nova e mais moderna. De acordo com Eros, as obras estão bem avançadas.

Sobre a unidade, Rodrigo Drable comentou: “Nós entendemos que só a quadra não bastaria já que as nossas crianças merecem uma nova escola. Por isso, ampliamos a obra para toda a estrutura, incluindo a instalação de um elevador para garantir a acessibilidade”, informou.

O vereador Gustavo Gomes disse que a revitalização da Geraldo Ozório é uma luta antiga da Vila Coringa. “Desde o nosso primeiro mandato, nós estivemos trazendo aqui o poder público para ver a realidade dessa escola, que necessitava muito de uma reforma há mais de três décadas. Ficamos felizes de ver o prefeito Rodrigo Drable acompanhando de perto essa reforma que vai atender a necessidade da população”.

Vila Maria

A última das três escolas visitadas foi o Ciep 054 Professora Maria Jose Machado de Carvalho, localizado no bairro Vila Maria. No local, a equipe da Prefeitura se encontrou com o vereador Marquinho Pitombeira. A unidade acaba de passar por uma reforma completa do piso e do telhado, além de ter sido anunciado na visita que haverá uma pintura nova.

Rodrigo Drable comentou que o Ciep sempre sofria com infiltração, o que prejudicava os investimentos que eram feitos na escola. “O telhado e o piso novo permitem que tenhamos mais uma grande área na escola, além de preservar as salas e os laboratórios. Fico feliz de ver que as coisas continuam avançando. A Vila Maria está em nosso radar de prioridades”, enfatizou o prefeito.

O vereador Marquinho Pitombeira revelou que a cobertura do Ciep era um sonho da comunidade. “Esta obra foi fundamental para resolver os transtornos que aconteciam, principalmente em época de chuvas”.

O secretário Eros dos Santos informou que 98% da obra do Ciep 054 está concluída e perto de ser entregue para a comunidade. “Mais uma obra sendo finalizada pela Prefeitura, resolvendo todo o problema de drenagem e infiltração, além do telhado moderno e revitalizado com segurança”, concluiu.