Objetivo é desenvolver e estimular a expressão das diversas linguagens das crianças
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), entregou para os alunos do maternal de diversas creches do município, vários materiais pedagógicos, entre eles, a caixa de luz, que é um objeto retangular com tampa de acrílico e que possui uma instalação elétrica com lâmpadas que refletem através do acrílico branco. Através do direcionamento da Assessoria de Educação Infantil, os professores participaram de um tempo de estudo, no qual exploraram a caixa de luz e suas diversas possibilidades pedagógicas de aplicação com as crianças.
Muito além de serem tratadas como simples brinquedos, a caixa de luz é uma importante ferramenta pedagógica e esta abordagem é inspiração ao se pensar na educação tendo a criança como protagonista. Sobre o acrílico podem ser colocados diversos materiais para pesquisa e exploração, tais como: blocos translúcidos, areia colorida, papel celofane, blocos acrílicos, folhas de árvore, gravetos, sementes, blocos lógicos, alfabeto móvel, entre outros, o que possibilita que a criança se expresse usando diversos tipos de linguagem: verbal (palavra, falada ou escrita), não verbal e mista.
A assessora de Educação Básica, Ionara Hygino Muniz, comentou sobre o objetivo da entrega dos mecanismos: “As mesas de luz concretizam o protagonismo da criança. Elas manipulam, observam e agem sobre o objeto, mobilizando conhecimentos já existentes e elaborando novas hipóteses sobre ele.”
O trabalho com a caixa de luz com bebês e crianças bem pequenas deve ser organizado de forma intencional para que tenham oportunidade de elaborar suas hipóteses, confrontá-las com as hipóteses de seus colegas e assim construir seu conhecimento. Através de propostas pedagógicas e brincadeiras, é proporcionado um espaço de experimentação importante para a criança construir seus próprios conceitos sobre o que observa e vive. Neste momento o professor escuta e observa as pesquisas e investigações das crianças em longo prazo para criar estratégias e, com isso, ajudar as crianças a encontrarem respostas para as suas perguntas.
O secretário de Educação, Marcus Barros, destacou a importância dos investimentos que a pasta tem feito. “Estamos empenhando esforços na busca de novas tecnologias, recursos, equipamentos e materiais que contribuam para o desenvolvimento dos nossos estudantes, desde a educação infantil até os anos finais”, disse.
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), entregou para os alunos do maternal de diversas creches do município, vários materiais pedagógicos, entre eles, a caixa de luz, que é um objeto retangular com tampa de acrílico e que possui uma instalação elétrica com lâmpadas que refletem através do acrílico branco. Através do direcionamento da Assessoria de Educação Infantil, os professores participaram de um tempo de estudo, no qual exploraram a caixa de luz e suas diversas possibilidades pedagógicas de aplicação com as crianças.
Muito além de serem tratadas como simples brinquedos, a caixa de luz é uma importante ferramenta pedagógica e esta abordagem é inspiração ao se pensar na educação tendo a criança como protagonista. Sobre o acrílico podem ser colocados diversos materiais para pesquisa e exploração, tais como: blocos translúcidos, areia colorida, papel celofane, blocos acrílicos, folhas de árvore, gravetos, sementes, blocos lógicos, alfabeto móvel, entre outros, o que possibilita que a criança se expresse usando diversos tipos de linguagem: verbal (palavra, falada ou escrita), não verbal e mista.
A assessora de Educação Básica, Ionara Hygino Muniz, comentou sobre o objetivo da entrega dos mecanismos: “As mesas de luz concretizam o protagonismo da criança. Elas manipulam, observam e agem sobre o objeto, mobilizando conhecimentos já existentes e elaborando novas hipóteses sobre ele.”
O trabalho com a caixa de luz com bebês e crianças bem pequenas deve ser organizado de forma intencional para que tenham oportunidade de elaborar suas hipóteses, confrontá-las com as hipóteses de seus colegas e assim construir seu conhecimento. Através de propostas pedagógicas e brincadeiras, é proporcionado um espaço de experimentação importante para a criança construir seus próprios conceitos sobre o que observa e vive. Neste momento o professor escuta e observa as pesquisas e investigações das crianças em longo prazo para criar estratégias e, com isso, ajudar as crianças a encontrarem respostas para as suas perguntas.
O secretário de Educação, Marcus Barros, destacou a importância dos investimentos que a pasta tem feito. “Estamos empenhando esforços na busca de novas tecnologias, recursos, equipamentos e materiais que contribuam para o desenvolvimento dos nossos estudantes, desde a educação infantil até os anos finais”, disse.