Ocupando a nona posição nacional, cidade conta hoje com 44% das unidades escolares nesse modelo

A educação em tempo integral em Barra Mansa mais uma vez ganha destaque a nível nacional. De acordo com um levantamento feito pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e disponibilizado pelo Centro de Liderança Pública, a cidade é a nona do país com maior número de matrículas. Ao todo o município conta com 44% das unidades escolares funcionando nesses moldes, entre o ensino fundamental e creches, atendendo, aproximadamente, em toda rede, sete mil estudantes, segundo os dados coletados através do censo escolar municipal.

Barra Mansa é o primeiro município do estado no ranking e o terceiro da região Sudeste. A previsão é que em 2024 a cidade conte com mais uma unidade escolar em tempo integral, além de mais quatro creches. Esse método de ensino tem como principal objetivo complementar os estudos e melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes.
Segundo o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, a intenção é que o município continue desenvolvendo esse modelo de docência, oferecendo, principalmente, um ensino de qualidade. “Nosso objetivo é alcançarmos 100% de escolas em horário integral e com atividades vocacionadas. Tirar a criança da rua, fornecer experiências inovadoras, alimentação de qualidade e ambiente seguro. Essa é uma das formas mais eficazes de transformarmos a sociedade”, enfatizou Drable.
O secretário de Educação, Marcus Barros, comemorou a posição do município no ranking. “Isso nos dá mais gás para continuar oferecendo qualidade, otimizando o tempo em que o aluno fica na escola. Os nossos estudantes, além das aulas, também passam por oficinas de produção textual, apoio pedagógico em matemática, aulas de espanhol e inglês, prática de esportes, aula de artes, entre outras”, informou Marcus.

ESCOLAS VOCACIONADAS

Cerca de 400 alunos da rede pública de ensino de Barra Mansa são contemplados com o modelo de escola vocacionada. Três unidades educacionais do município oferecem o ensino, em tempo integral, voltado a ações socioambientais ou à música.
Esse método de aprendizagem surgiu no ano passado, com o objetivo de levar aos estudantes um currículo temático, sem deixar de lado a discussão de assuntos comuns. A grade curricular se destaca pela realização de atividades e oficinas temáticas abrangendo os alunos, de modo que seja percebida e estimulada sua vocação.
Nas Vocacionadas Socioambientais, o método de ensino é relacionado com os objetivos de desenvolvimento sustentável, estimulando a criança a pensar e interagir com os recursos naturais. Elas funcionam no Ciep 483 Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima, desde 2022, e no Colégio Municipal Gelson Silvino, no Moinho de Vento desde 2023, tendo ótimos resultados, inclusive em premiações fora da cidade. Já a Vocacionada à Música visa aumentar o repertório cultural e estimular o os talentos musicais, oferecendo melhores caminhos para que a criança e o adolescente se desenvolvam. Ela tem parceria com a Secretaria Estadual de Educação e com o projeto Música nas Escolas, funcionando no Ciep 485 João Batista Barros, no Bom Pastor, desde 2022.
De acordo com o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, a implantação desse modelo proporcionou uma ressignificação do ensino em tempo integral. “Nós temos uma ideia de que o tempo integral é a criança na escola o tempo todo. Contudo, nas escolas vocacionadas, é necessário que ela fique o dia todo pelo fato de que ampliamos o território educativo. Elas precisam ter o tempo integral para que aprendam das diversas maneiras possíveis”, explicou o secretário.