Exercício será realizado em Barra Mansa no mês de novembro e contará com apoio da Prefeitura

Na manhã desta sexta-feira, dia 20, o prefeito Rodrigo Drable esteve reunido com Coronel Dick Estevam Luconi Marques, que é comandante do 25º Batalhão Logístico (Escola) – sediado no Rio de Janeiro – para abordar a Operação Membeca 2023, que consiste em um exercício tradicional de adestramento avançado da 1ª Divisão de Exército (1ª DE). Os primeiros militares chegarão a Barra Mansa no dia 08 de novembro, e o efetivo no dia 09; a operação vai envolver 20 viaturas e 120 militares e seguirá até dia 14. Uma base logística será montada no Parque da Cidade, contando com o apoio da Prefeitura.

Coronel Dick Estevam explicou um pouco do trabalho e a importância de ter a parceria com a administração municipal. “Essas tropas virão do Rio de Janeiro e estarão distendidas ao longo do eixo Barra Mansa-Quatis-Resende. A maioria da tropa empregada estará dentro de área militar, mas o trabalho de logística normalmente fica um pouco à retaguarda. Nossas equipes vão contar com um apoio logístico, incluindo água, combustível e alimentação. Será um período de cinco dias e estamos muito agradecidos pelo apoio da Prefeitura”, comunicou.

O chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Barra Mansa, Sargento Wesley César Santana, expressou a satisfação em participar das ações que vão acontecer no município.  “Será um prazer muito grande poder contribuir com o 25º Batalhão Logístico na realização da Operação Membeca 2023. Relembramos que, no ano de 2021, o Tiro de Guerra de Barra Mansa-RJ e as áreas do Parque da Cidade foram utilizadas no contexto da Operação Membeca daquele ano. Além do mais, será uma excelente oportunidade para a Turma de Instrução de 2023 do Tiro de Guerra 01-016 de Barra Mansa-RJ poder visualizar, in loco, uma tropa de apoio logístico atuando no contexto de uma operação militar”, disse.

O prefeito Rodrigo Drable enalteceu a realização do exercício militar em Barra Mansa. “Foi acertado recebermos mais uma operação do Exército, dando suporte no que for necessário. Aproveito para informar também que, ao final da operação, no dia 14, será feita uma apresentação pelas avenidas da cidade com a nossa Banda Marcial”, declarou.

No encontro desta sexta-feira também estiveram presentes a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima; o procurador geral do município, Cesar Catapreta; o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Bruno Paciello.