O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado da vice-prefeita Fátima Lima e do secretário de Governo, Fanuel Fernando, esteve na Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira, 05. O objetivo foi entregar a mensagem 015/2022 aos parlamentares, que trata da proposta de nivelação da remuneração bruta mínima dos concursados municipais ativos da Administração direta, nivelando o valor em R$1.800,00.
De acordo com o chefe do Executivo, o objetivo é valorizar o funcionário público que ganha menos. “Permitir a criação de um abono para esses servidores que ganham menos e inclusive, têm dificuldades em alimentar os familiares, é fundamental. Meu desejo era fazer isso para todo o funcionalismo, mas a condição financeira do município no momento não permite. Então, queremos dar uma olhar diferente para essas pessoas, que podem ter um aumento de até R$600 no rendimento. Isso vai ser muito impactante”, revelou Rodrigo Drable, acrescentando sobre as dificuldades na Previdência Social.
“Nossa intenção é buscar soluções para a previdência ouvindo os servidores. Sem que haja um fundo de previdência forte, a prefeitura não vai conseguir suportar isso para sempre e, no futuro, o dinheiro da cidade não será suficiente para pagar os trabalhadores e aposentados. Isso é muito grave e deve ser discutido pelos próprios servidores”, completou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Luiz Furlani, afirmou que a relação entre o Executivo e o Legislativo é harmoniosa e que esta mensagem é muito importante para o funcionalismo e para a economia da cidade.
“Quero colocar essa matéria em votação o quanto antes para atender os anseios desses servidores que ganham menos. Construir soluções com diálogo e respeito entre as instituições é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Afirmo que o Legislativo vai corroborar com esta questão”, revelou.
A vereadora Cristina Magno, que também é funcionária pública de carreira, elogiou a iniciativa. “A Câmara, assim como o Executivo, gostaria de beneficiar todos os funcionários, só que o momento financeiro não é propício para isso. Então, de acordo com um estudo feito, serão contempladas essas pessoas que ganham menos e assim poderemos valorizar esses servidores que tanto fazem por Barra Mansa”, concluiu.