Chefe do Executivo falou sobre reunião com o Ministério Público e a capacidade hospitalar do município

Na noite desta quinta-feira (04), o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, usou suas mídias sociais para atualizar o funcionamento de alguns serviços e a situação do município perante a Covid-19. Um dos assuntos abordados foi a reunião entre o Executivo e o Ministério Público, ocorrida durante a tarde. O objetivo do encontro foi discutir a flexibilização para o funcionamento da feira livre e outros estabelecimentos.

Durante a reunião, o Ministério Público alegou que Barra Mansa deve reforçar a fiscalização e que alguns estabelecimentos estariam funcionando de forma indevida. Para resolver a situação, a prefeitura está fortalecendo o monitoramento, para que na próxima terça-feira (09) possa ser feito um novo acordo com o MP. “Eu espero que nos próximos dias nós consigamos, enquanto sociedade, demonstrar o nosso comprometimento de mantermos as coisas na linha, para voltarmos o quanto antes com as academias, igrejas e feiras. É fundamental o envolvimento de todos. Todas as ações possíveis de fazermos, temos feito. Falei que nós voltaríamos com as barreiras nas entradas da cidade e está sendo feito. A Fiscalização de Posturas está fiscalizando os bares”.

Drable lembrou que a feira livre de Barra Mansa é pequena, se comparado com outros municípios, e que conta com a participação de produtores rurais e pequenos comerciantes. “Não é um grande evento ou um ponto de aglomeração de pessoas. Mas ali tem gente que precisa. Estamos preocupados com esse produtor que em muitos casos é um pai de família e que faz sua renda com a venda de seus produtos”.

Também foi defendido o funcionamento de academias e igrejas. “As academias são necessárias. Está mais do que provado que atividade física aumenta a imunidade e nos preserva da contaminação pelo vírus. As igrejas são fundamentais. Ela cumpre alguns papeis, com valor fundamental. Ela não vai gerar mais risco que uma fila de mercado, por exemplo, ou outras atividades, como os bancos”.

Capacidade hospitalar

Barra Mansa já realizou 730 exames, onde 221 testaram positivos e 562 foram descartados. O município tem 130 curados, 35 suspeitos e 17 óbitos. “O aumento de ontem para hoje é de 3,76%, muito abaixo daquele limite estabelecido e acordado pelo Ministério Público”, pontuou o prefeito.

Drable lamentou as mortes e reiterou que a prefeitura está trabalhando para minimizar as perdas humanas. “É muito triste nós termos perdido 17 pessoas até agora. Algumas já tinham comorbidades muito graves, já estavam internadas em uma situação muito crítica, mas outras não. Outras vidas poderiam ter sido poupadas e é muito importante dizer que todo esforço para poupar uma vida é um empenho que se justifica. Toda vida é necessária”.

Atualmente, o município está com 10% nas ocupações do leito de CTI (dois pacientes na Santa Casa); 17% na enfermaria (seis na Santa Casa e quatro no Centro de Triagem e Tratamento Covid-19) e todos os respiradores estão disponíveis. “Isso mostra que a gente está muito longe dos limites para que a cidade volte a ser fechada. É necessário que mantenhamos a disponibilidade de leitos e capacidade de absorção de pacientes na rede”.

Abrigo e segurança

Os moradores em situação de rua que estão abrigados no Centro de Lazer Feliz da Vida, localizado no bairro Santa Rosa, após receberem cursos e treinamentos, serão contratados por uma empresa de manutenção e limpeza. “A ótima notícia para essas pessoas é que nós conseguimos que, a partir da semana que vem, elas sejam contratadas, com carteira assinada, para trabalhar em uma empresa terceirizada que vai fazer a manutenção da cidade”, comemorou Drable, acrescentando que no fim de semana será realizado um curso de panificação para os abrigados. “ A gente está resgatando vidas. Não tem como descrever a importância para nós”.

Outro assunto abordado foi a atuação efetiva da Polícia Militar, sob o comando do capitão Videira. Drable apontou a mudança significativa da segurança municipal no período de um ano. “A polícia de Barra Mansa, hoje, é respeitada como há muito tempo não se via, porque houve realmente uma transformação na conduta. Eu fico muito feliz em ter o Videira como capitão da nossa 2ª Companhia do 28º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro”, finalizou.