Atividade marca o início das comemorações da semana do meio ambiente

 

Neste sábado (05), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Prefeitura de Barra Mansa, através da secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, preparou a semana do meio ambiente, com eventos e ações voltados para o assunto e deu início as atividades realizando o treinamento da brigada voluntária de combate a incêndio.

O treinamento foi realizado no UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), teve a duração de 8 horas e foi ministrado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em uma parceria com o Sindicato Rural. O Programa também contou com o apoio da Defesa Civil do Estado, através da Redec Sul I, do sétimo grupamento do corpo de bombeiros de Barra Mansa e da empresa Saint Goban, que esteve presente com sua equipe de bombeiros dando suporte no treinamento, mostrando todos os equipamentos que a empresa tem e a preocupação com a questão de prevenção a queimadas.

Esse curso é uma das etapas do Programa de Criação de Brigadas de Incêndio Voluntárias no município, onde o objetivo é formar essas brigadas para combater princípio de incêndio florestal na região de Barra Mansa, tanto em área urbana, quanto em área rural. Essas queimadas trazem um impacto enorme ao meio ambiente, como empobrecimento do solo, perda de biodiversidade, além de outros prejuízos, inclusive para a saúde.

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinicius Azevedo, esteve acompanhando a ação. “Essa é a terceira turma de brigada voluntária que estamos formando. Nos alegra muito ver várias pessoas interessadas e envolvidas nas ações e eventos ambientais do município. Nessa semana, a secretaria estará realizando eventos diários, até o dia 09 deste mês. Contamos com a divulgação e colaboração de todos, estamos de portas abertas e à disposição da nossa cidade”, concluiu.