Evento estimulou a prática de atividades físicas como forma de manter a saúde física e mental

Alunos do oitavo ano do Colégio Municipal Padre Anchieta, localizado no bairro Vista Alegre, deram uma aula de motivação durante a 28ª edição do Dia do Desafio, realizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), unidade Barra Mansa, nesta quarta-feira, 25. Acompanhados pelos professores e profissionais de apoio, cerca de 100 estudantes participaram de atividades diversificadas com foco no combate ao sedentarismo.

O secretário de Educação e professor de Educação Física da rede pública de ensino, Marcus Vinícius Barros, disse da sua satisfação pela participação dos alunos no Dia do Desafio. “Essa mobilização, que acontece em nível mundial, é de extrema importância para despertar nos cidadãos de todas as idades os benefícios das atividades físicas para a saúde. Como profissional da área, tenho todo interesse em motivar dentro da Secretaria de Educação e da Secretaria de Juventude Esporte e Lazer o fomento do esporte no município”.

Descontração e bom humor fizeram parte de todo o evento, a começar pelo trajeto da escola até o Sesc, que foi feito no tradicional ‘trenzinho da alegria’. Segundo a diretora da unidade escolar, Cida Xavier, os jovens fizeram questão de participar de todas as atividades ofertadas. “Eles se divertiram muito, sem, no entanto, perder o foco no objetivo do evento, que é motivar a prática de atividades físicas, tanto para melhorar a saúde física, como também a saúde mental”, destacou.

Depois de dois anos acontecendo de forma virtual, por conta da pandemia da Covid-19, o Dia do Desafio contou com aulas especiais de diversas modalidades esportivas, torneios relâmpagos, desafios físicos e esportivos, funcional, alongamento, ginástica, zumba, corrida de rua além de desafios e atividades lúdicas e recreativas.

Realizado anualmente, o evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.