O 8 de março é celebrado pelas Nações Unidas desde 1975 em memória às mulheres que eram operárias de uma fábrica de tecidos e morreram queimadas após uma grande greve por direitos trabalhistas. Porém, o intuito não é só comemorar a luta feminina. O maior objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual, levando em conta que a mulher ainda sofre preconceito e desvalorização no mercado de trabalho.
A enfermeira e diretora do Hospital da Mulher, Priscila Dotta, reforçou como é especial lembrar da data como sinônimo de resiliência e força.
_ Nós, mulheres, empreendedoras, mães, podemos brilhar em todas as áreas de nossas vidas. Neste dia, comemoramos nossa coragem de ser o que temos vontade, com determinação, levando inspiração para outras gerações. Hoje preparamos esse café, com mimos para nossas colaboradoras, para reforçar a importância de cada uma delas em nossa caminhada até aqui.
Aproveitando a ocasião, Priscila ainda falou sobre o retorno de visita de gestantes na unidade, o que havia sido interrompido desde a pandemia de covid-19. A ação tem o objetivo de levar conhecimento e acolhimento às futuras mães, para que recebam esclarecimentos sobre como proceder quando tiverem que dar entrada no Hospital. “O retorno de visita das gestantes, a partir de 30 semanas de gestação, acontece a partir da próxima sexta-feira, das 9h às 10h, e deve ser agendado pelo PSF mais próximo, para que possamos entrar em contato – explicou.
Acolhimento da mulher
De acordo com a gerente de enfermagem do Hospital da Mulher, Flávia Carvalho, é essencial relembrar a importância do acolhimento nas atividades integrais da saúde feminina, como o planejamento familiar e em destaque o banco de leite, inaugurado em 2022, com o objetivo de nutrir os recém-nascidos que precisam de atendimento na UTI Neonatal.
_ Algumas crianças precisam de cuidados especiais ao nascer, tendo que esperar um tempo para o contato mais próximo. Por isso temos o banco de leite aqui e qualquer pessoa que tenha dificuldades ou queira ser doadora de leite é só estar nos procurando aqui no Hospital da Mulher de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Amamentar é alimentar de amor, carinho e dedicação.”, ressaltou.
Flávia ainda destacou que para doação a um banco de leite humano, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos.
Para ser doadora, basta ter vontade de doar; ter o cartão de Pré-Natal, e exames de sangue (VDRIL / Hepatite B / HIV / HTLV / Hematócrito); a criança deve estar em aleitamento exclusivo em livre demanda e com adequação ganho de peso ponderal; e a doadora não pode ser usuária de drogas ilícitas, álcool e determinadas medicações que serão avaliadas pelo setor.
O Hospital da Mulher de Barra Mansa está localizado na Avenida Tenente José Eduardo, no bairro Ano Bom. O telefone para mais informações é o (24) 3512-0719.
FÁTIMA LIMA PARTICIPA DE CAFÉ ESPECIAL
Na manhã desta sexta-feira, dia 08, a Secretaria de Educação promoveu um café da manhã especial para as mulheres do Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral (Campla). A ação foi organizada pela vice-prefeita e secretária da Educação, Fátima Lima, e contou com gincanas e dinâmicas em grupo, além da presença das colaboradoras do município, do prefeito Rodrigo Drable e do vereador Vicente Reis.
Fátima aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar todas as mulheres na data especial. “Nós mulheres, únicas e fortes, podemos conquistar cada vez mais. A nossa união faz com que, juntas, possamos fortalecer laços e quebrar paradigmas.”, destacou.
O Prefeito Rodrigo Drable, desejou um Feliz Dia Internacional da Mulher a todas e agradeceu a parceria da vice-prefeita e atual secretária de Educação por todos esses anos juntos. “Queria parabenizar todas e agradecer a Fátima por aceitar participar dessa caminhada, com muito trabalho e respeito em nossa parceria, onde sempre fizemos o nosso melhor”, ressaltou.