Colégio situado no Moinho de Vento promoveu um dia de celebração da data

A vice-prefeita, Fátima Lima, esteve presente no bairro Moinho de Vento, nesta quinta-feira, dia 25, onde alunos da Escola Municipal Gelson Silvino, realizaram diversas ações para comemorar o Dia Mundial da África. Fátima conheceu dinâmicas elaboradas por estudantes do 1º, 2°, 3º, 4º e 5° anos.

Fátima Lima explicou como é importante manter sempre viva a ligação com os povos africanos. “A população contribuiu para a construção de nosso país. Muitas pessoas foram trazidas ao Brasil e com elas, trouxeram suas culturas, identidade, práticas e costumes. Temos uma ligação muito forte com a África e é importante o dia de hoje para recordar estes laços étnicos”, frisou a vice-prefeita.

A diretora geral da Escola Vocacionada Socioambiental Gelson Silvino, Paola Pereira do Nascimento, destacou a contribuição que as atividades trouxeram aos alunos. “Estamos com a semana da África. Estimulando nas turmas, esse olhar de crianças e adolescentes quanto à cultura africana. Os professores têm produzido de modo lúdico, histórias e atividades relacionadas ao tema”, relatou.

A professora das turmas de 1º e 2° ano, Daniele Araújo Balbino, comunicou o que foi passado aos estudantes. “Agora em maio celebramos o mês da África, que acontece neste dia 25. Então nós viajamos com eles através do Google Earth para países africanos que também falam a nossa língua portuguesa, como Moçambique, Angola e também conhecemos o Quênia, que fala o inglês. Foi um trabalho muito produtivo e que entregou um ótimo resultado”, comunicou.

A aluna Ester Sofia Rodrigues, de sete anos, disse tudo o que aprendeu. “Eu gostei muito porque pude saber melhor sobre o que tem na África, cheguei em casa e contei para minha família”, informou.

A gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane da Costa, enfatizou que as escolas da rede municipal de ensino participaram do dia com atividades diversas. “As escolas da rede promoveram a comemoração ao Dia da África através de várias atividades como salas de leitura, entre outros projetos que são apoiados pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial e pela Secretaria de Educação”, destacou.

Palestras no Ada Bogato

Ainda relacionado ao Dia da África, o CIEP 483 Ada Bogato também promoveu uma ação que contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir), Paulo César dos Santos, o cofundador da OICN (Organização e Integração de Conscientização Negra de Barra Mansa) Chiquilim e a gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane da Costa. Houve brincadeiras e dinâmicas com os alunos que conheceram mais sobre ancestralidade. O evento envolveu todas as turmas e foi idealizado pelas professoras Angélica Gonzaga e Geisa Porto com o apoio de toda a equipe diretiva.

Dia da África

Em 25 de maio de 1972 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia da África que primeiramente recebeu o nome de (Dia da Libertação de África). A data foi escolhida, pois, a Organização de Unidade Africana (OUA) foi criada nesse dia em 1963 para levantar a causa contra colonização. O Dia da África é celebrado mundialmente, principalmente em países do continente africano e comunidades afrodescendentes espalhadas pelo planeta.