Atividade contou com a presença de uma equipe multiprofissional que realizou testes rápidos, entrega de preservativos e esclarecimentos

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, na manhã desta sexta-feira, dia 1º, uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids e ao Dezembro Vermelho, mês da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação contou com testes rápidos e entrega de preservativos, além da presença do ‘Samu na Praça’.

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, ressaltou como é importante a conscientização da população para a prevenção das ISTs. “Neste Dia Mundial de Luta contra a Aids e infecções sexualmente transmissíveis, estamos aqui na praça proporcionando à população informações e ofertando testes e exames gratuitos, pois os sintomas são silenciosos, além de distribuir preservativos masculinos e femininos e folhetos com mais explicações acerca do tratamento, do acompanhamento, das medicações e de toda a estrutura que o sistema de saúde do município fornece em casos de pessoas com diagnóstico positivo. A prevenção é sempre o melhor caminho”, destacou Dr. Sérgio.

A coordenadora do setor de Urgência e Emergência, Roberta Freitas, falou sobre a presença do ‘Samu na Praça’. “Aqui nós realizamos esclarecimentos e aconselhamentos sobre os serviços do Samu. Nosso objetivo é fornecer e promover o acesso a mais informações sobre como funciona o trabalho”, ressaltou.

A campanha

A campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 e marca uma grande mobilização nacional na luta contra a Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV).
A campanha busca estimular em todo o país ações como iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha, promoção de palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e realização de eventos.