Comemoração contou a história da cidade através de 3,5 mil participantes

Com o tema “Nossa Barra Mansa”, o Desfile Cívico em comemoração aos 187 anos do município atraiu aproximadamente seis mil pessoas, que acompanharam na manhã desta terça-feira (3) a história do município, contada de forma rica, criativa e com muito carinho pelos 3,5 mil participantes que passaram pela Avenida Joaquim Leite, no Centro.

O Prefeito Rodrigo Drable vê a data como um momento de mudança. “Vejo Barra Mansa em seus 187 anos com muitas expectativas para a realização de grandes obras, como o Pátio de Manobras, que enfim está se resolvendo e a obra está a todo o vapor”, comemorou Drable.

Com sete setores e 76 alas, o evento teve início com a Banda Sinfônica do Projeto Musica nas Escolas, executando os hinos nacional e municipal. O primeiro setor trouxe para a avenida as forças de segurança. Desfilaram a Guarda Mirim, a Guarda Municipal, o Tiro de Guerra, o 28º Batalhão da Polícia Militar, o 6º Grupamento de Bombeiro Militar e a Defesa Civil.

O Segundo Setor teve destaque e apresentou o poder da educação e do conhecimento, representado pelas escolas e instituições do município. A Banda Marcial veio à frente, acompanhada de seu corpo coreográfico, pelotão de bandeiras e balizas.

Em seguida vieram a Associação de Apoio a Pessoas com Leucemia da Região Sul Fluminense & Casa de Acolhimento a Pessoas Com Câncer (AAPL), Grupo Feliz da Vida, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAE), as artesãs do município, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa (APAE) e as escolas municipais.

Diretores, professores e alunos do 3º ano desfilaram a história do município pela avenida, de forma alegre e criativa. Os participantes criaram maquetes, fizeram performances e encenaram personalidades municipais, personagens famosos, animais da fauna e o emblemático trem que atravessa a cidade. Entre os temas estavam os pontos históricos, natureza, distritos, economia e símbolos. Encerrando o setor, as escolas particulares desfilaram suas fanfarras.

O terceiro setor mostrou a importância de desenvolver o bem estar de crianças e jovens, através das artes e do escotismo. Estiveram presentes o Instituto Universo Acreditar, Projeto Dança & Magia, Clube dos Aventureiros e Desbravadores.

O quarto setor apresentou o esporte do município, com o Clube dos Corredores de Barra Mansa (CORBAMA), Grupo Pra Correr, Las Ticas Futsal Feminino e os alunos das aulas da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, com os grupos de Pilates, Exercício Funcional, Futsal Infantil, Grupo de Dança e Taekwondo.

O quinto setor trouxe para avenida a estrutura do Serviço Autônomo de Água Esgoto (SAAE). Já o sexto setor apresentou a tradicional Cooperativa Barra Mansa. 50 cavaleiros do município encerram o desfile.

Para o prefeito Rodrigo Drable o desfile faz parte de Barra Mansa. “O desfile é uma manifestação da cultura de Barra Mansa, que é uma cidade de tradições, conservadora e de um povo maravilhoso. Nós temos neste evento o encontro da sociedade com a celebração. Fico muito feliz em ter feito mais um desfile e ter tido o sucesso que tivemos. Parabéns a todos que desfilaram”.

O Destaque do desfile desse ano foi a organização temática das escolas, conforme explicou o presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo. “Esse ano nos empenhamos, através do projeto Descobrindo Barra Mansa, realizado pela Gerência de Patrimônio Cultural da Fundação, para orientar cada escola em seu tema. Destacamos alguns grupos temáticos específicos. O que vimos na avenida foi o resultado da dedicação de cada escola para contar a história da cidade. Isso foi muito bacana e bonito.

Já sobre a estrutura, Bravo explica: “Os anos anteriores nos ensinaram sobre a importância dos pontos de sombra na Avenida Domingos Mariano, onde acontece a concentração, como também os banheiros químicos e, acima de tudo, os pontos de hidratação. Instalamos quatro pontos de hidratação, que disponibilizou água fresca à vontade para quem estava pela avenida. O calor foi um obstáculo superado, através dessas ações e do adiantamento no horário do desfile. Isso trouxe conforto para quem participou do evento”.

O Desfile Cívico é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, através da Fundação Cultura Barra Mansa, com o apoio da Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Guarda Municipal e das secretarias de Manutenção Urbana, Ordem Pública, Saúde e Educação.