Nas últimas 24 horas, pluviômetro marcou 72mm de chuva na cidade, que deve atingir o município até o domingo

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), está monitorando a situação dos rios e áreas de risco no município. Nesta quarta-feira, dia 28, por volta das 8h30, foi verificado que o pluviômetro instalado no Parque da Cidade marcava 72 milímetros de chuva nas últimas 24h. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), as chuvas devem atingir a cidade até o próximo domingo (2 de outubro).

O coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, reforça que as equipes do órgão estão acompanhando a situação dos rios que cortam a cidade. “Nesta manhã, o Rio Paraíba do Sul apresenta nível de 2,13 metros e vazão a 280 metros cúbicos por segundo. O Rio Bananal tem nível de 1,73 metros e o Barra Mansa em 1,24 metros; todos abaixo do limite de segurança”, pontuou.

João Vitor acrescentou ainda que a Defesa Civil segue em estado de alerta enquanto os dados pluviométricos estiverem registrando volumes relevantes de chuva. “A previsão para esta quarta-feira é de chuvas fortes a moderadas. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), a tendência para Barra Mansa é de chuvas pelo menos até domingo. Nossa equipe está em alerta e de plantão para atender todas as ocorrências que por ventura venham a acontecer”, disse.

A Defesa Civil segue em contato com as comunidades ribeirinhas e em caso de situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil através dos números 199 ou (24) 3028-9370. Em caso de alagamentos ou transbordo, famílias que ficarem ilhadas podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193.