Outras secretarias também estão nos locais para trabalhos de vistoria e recuperação; entre os dias 25 e 26, caíram cerca de 130mm no município

A Defesa Civil de Barra Mansa divulgou na manhã desta segunda-feira, dia 27, o balanço de ocorrências no município no último fim de semana, entre os dias 25 e 26. Com mais de 130mm de chuva, foram 40 casos registrados no total, sendo 22 deslizamentos de terra, 10 interdições de imóveis, quatro estradas obstruídas, duas quedas de muro e duas quedas de árvore. Os locais mais atingidos foram os bairros Vila Nova, Água Comprida, Vista Alegre, Siderlândia, Colônia, Perimetral e o distrito de Floriano.

Para realizar os trabalhos de recuperação e vistoria dos locais, a Defesa Civil conta com o auxílio das seguintes secretarias: Ordem Pública, Manutenção Urbana, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Rural, Administração e Assistência Social, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM). De acordo com as equipes, os 10 imóveis que foram interditados sofreram diversos abalos em sua estrutura, prejudicando a segurança dos moradores. Todos os atingidos foram prontamente encaminhados para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMASDH) e já estão abrigados.

O temporal também causou prejuízos a quatro estradas e ruas do município: as estradas Floriano x Rialto; Santa Rita x Vila Nova e a Rua Osório Gomes de Brito já estão desobstruídas. Somente a Rua Francisca Rosa, no bairro Vila Coringa, ainda está passando por processo de recuperação e deve ser desobstruída até o final desta segunda-feira.

O coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, falou sobre os trabalhos e relatou que a equipe segue de prontidão para os próximos dias de chuva. “Esta época do ano é muito complicada por conta do alto índice de chuvas e das consequências que elas trazem para alguns bairros. Estamos sempre atentos e em estado de alerta para atender a população”, destacou o coordenador, pontuando ainda sobre a interdição dos imóveis.

“Infelizmente, a chuva abalou a estrutura de mais 10 casas neste fim de semana, ocasionando na interdição das mesmas. Todos os moradores afetados foram levados à Secretaria de Assistência Social, onde terão abrigo e todo amparo possível neste momento difícil”, encerrou João Vitor.

O órgão divulgou que os próximos dias no município serão de chuvas fortes e moderadas. Em caso de emergência ou dúvidas, o contato com a Defesa Civil de Barra Mansa pode ser feito pelos números 199, (24) 3028-9370 ou ainda pelo WhatsApp (24) 98121-3427.

Foto: Divulgação