Serviço totalmente gratuito envia SMS informando locais propícios a desastres

Visando garantir a segurança da população, a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), lançaram no início deste ano um sistema totalmente gratuito, que envia alerta de riscos e desastres, por meio de SMS. Barra Mansa apostou na iniciativa e garantiu o serviço no município, em prol a população. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o Código de Endereço Postal (CEP) de interesse. Cada usuário pode enviar quantos códigos quiser, desde que seja feito de forma separada. O CEP deverá conter apenas os números, ou seja, sem ponto ou hífen.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sérgio Mendes, apesar de a iniciativa ser positiva, a adesão ainda está abaixo da média esperada. “Fizemos um levantamento através do Cemaden e constatamos que apenas 5% da população de Barra Mansa está cadastrada para receber SMS de alerta e alarme. É extremamente importante que as pessoas fiquem mais atentas as mais diversas situações que podem ser ocasionadas pelas chuvas”, explicou.

Sérgio ainda fez outra reflexão sobre a importância dessa iniciativa. “Somente dessa forma poderemos evitar que boatos sejam espalhados, assim como nos manteremos informados de forma correta, a fim de não gerar um pânico desnecessário”, completou.