Apesar do município ter menos casos em relação a contaminação do vírus, a medida visa evitar novos casos e suspeitas

Seguindo as orientações do Governo e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Educação, determinou nesta sexta-feira (13) que o recesso do meio do ano será antecipado. A partir desta segunda-feira (16), as unidades escolares irão suspender as aulas. O retorno das atividades ainda está sendo articulado para acontecer nos próximos 15 dias, podendo ser prorrogado para mais 15, segundo as primeiras informações do Governador do Estado, Wilson Witzel.

A decisão faz parte de uma das principais considerações do Ministério da Saúde em relação ao contato entre grandes grupos de pessoas.

Segundo o secretário de Educação de Barra Mansa, Fernando Vitorino, o município aderiu ao recesso como medida de segurança. “O objetivo é a prevenção. Estamos seguindo todos os protocolos possíveis do Estado, a fim de prevenir maiores problemas. Pretendemos preservar a saúde e qualidade de vida dos nossos estudantes e profissionais”, explicou o secretário.

Posicionamento do governador

Em vídeo divulgado na página do Facebook do Governo do Estado, o governador Wilson Witzel disse que o Estado está tomando todas as medidas necessárias para evitar uma crise em todo Rio de Janeiro. “Após uma reunião, foi determinado a criação de um gabinete de crise, com o monitoramento 24 horas de tudo que está acontecendo no estado. Um decreto será assinado com orientações de como cada município deve proceder”.

Em relação ao recesso antecipado, o governador explicou: “O recesso não prejudicará na execução do calendário recomendado pelo Ministério da Educação. Com essas medidas, estamos mais preparados para atender a demanda que poderá vir com a contaminação do vírus”, completou.