Estudantes do 6º e 7º Ano do CEI Vieira da Silva foram os primeiros a receberem o imunizante dentro da unidade de ensino

A Prefeitura de Barra Mansa, através de um trabalho em conjunto das Secretarias de Saúde e Educação, iniciou nesta terça-feira, 15, a vacinação pediátrica contra Covid-19 nas unidades de ensino do município que possuem alunos entre 5 e 11 anos. A primeira ação aconteceu no Centro de Educação Integrada (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro, onde alunos do 6º e 7º Ano, que estavam com autorização prévia dos pais ou responsáveis, foram imunizados. Na próxima quinta-feira, dia 17, será a vez dos estudantes do Colégio Municipal Clécio Penedo, no bairro Nova Esperança.
De acordo com a responsável pela equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde, Yasmim Rio Verde Amaral, equipes da Pasta realizaram busca ativa previamente e reuniões com os pais, levando informações sobre a iniciativa e tirando todas as dúvidas.
“Nós não estamos impondo a vacinação nas escolas como uma obrigatoriedade. Nosso principal objetivo é vir conversar com os responsáveis, visando a conscientização e informando a importância da vacina. Aqueles que autorizarem, por escrito, nós realizamos a imunização. A aceitação dos pais aqui no CEI, foi muito boa, no dia da reunião eles chegaram com muitos questionamentos, principalmente relacionados a informações vindas da internet e nós prontamente sanamos todas as dúvidas”, explicou Yasmim.
A diretora da unidade, Sandra Maria Eulália Candido Fabiano, destacou que a mobilização para essa busca ativa vem ocorrendo antes do início do ano letivo. “A equipe da Secretaria de Saúde esteve aqui na escola fazendo a sensibilização dos pais, respeitando os motivos de cada um na decisão de não vacinar. Quando houve a marcação da imunização, nós voltamos a contatar os pais para confirmar ou não a vontade da vacinação. No geral tivemos uma boa aceitação e muitos relataram que ainda não tinham imunizado os filhos por falta de tempo, principalmente por conta do horário de trabalho. Eles estavam ansiosos por este momento”, destacou a diretora.

Companhia dos responsáveis

Gabriela Paiva de Moraes, mãe de Julia Paiva de Oliveira, de 11 anos, esteve na escola para autorizar a vacinação e acompanhou o momento. “Esperávamos muito por este momento, ainda não tinha tido tempo de levá-la para vacinar por conta do meu trabalho. Quando a escola fez a reunião e comunicou que haveria a vacinação aqui, fiquei mais aliviada”, relatou a mãe.
Outra responsável que acompanhou o momento foi a Ana Aparecida Silva Reis, avó de Ana Luisa Reis dos Santos, também de 11 anos. “Todos na nossa família já foram vacinados e eu já estou com as três doses, só estava faltando ela. Eu quem crio a Ana Luisa e estava ansiosa por isso. Decidi vir acompanhá-la, pois ela me disse que estava nervosa. A saúde dela é muito importante, é uma emoção estar aqui”, relatou a avó.
Ana Luisa falou sobre a ansiedade de receber a primeira dose. “Estava esperando muito pela minha vez. É verdade que estou nervosa e ansiosa, mas entendi a importância da vacina e quero que isso tudo acabe logo”, afirmou.

Segundo a Secretaria de Saúde, a segunda dose deverá ser feita na unidade de saúde mais próxima da residência dos alunos. Pais, responsáveis e alunos estão recebendo todas as orientações da equipe de imunização.