Membros da Comissão Permanente de Ética Pública se reuniram com o controlador-geral do município para planejarem a comunicação do documento aos demais servidores

O controlador-geral do Município de Barra Mansa, Rodrigo Amorim, se reuniu nesta sexta-feira, 12, com membros da Comissão Permanente de Ética Pública. A pauta do encontro, que aconteceu na prefeitura, foi o novo Código de Ética do Servidor. O documento de conduta profissional serve para estabelecer os deveres dos servidores e parâmetro para eventuais punições por faltas que possam ser cometidas. Ele foi publicado através do Decreto 10.824/22 e é um dos pilares do Programa de Integridade e Compliance, que vem sendo implantado pela administração pública municipal.
A Comissão de Ética, que se reuniu com Rodrigo Amorim, é formada por servidores municipais efetivos de diversas Secretarias. Exemplos de conduta adequada ao desempenho de suas funções no dia a dia, eles planejaram uma agenda de comunicação do documento aos demais servidores.
“O Código de Ética impacta positivamente sobre o cotidiano, já que cria um ambiente de segurança e contribui para a satisfação do servidor. Também aumenta a produtividade e a qualidade dos serviços prestados, além de melhorar o sistema de governança e a imagem do município perante a população. A partir da iniciativa será possível mudar a cultura que envolve o serviço público e, efetivamente, criar um melhor ambiente de trabalho, além da melhor relação entre os servidores e os demais cidadãos”, ressaltou Amorim.
Uma reunião com os secretários municipais também está sendo planejada para que eles possam se inteirar ainda mais sobre o novo Código de Ética e divulgá-lo em seus setores.
Ouvidoria
Uma importante ferramenta organizacional para a manutenção das normas de conduta, que permite a aproximação dos servidores com a administração pública, é a Ouvidoria. Assim, possíveis faltas podem ser reparadas e diretamente atribuídas a quem, de fato, as cometer. Denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou sugestões podem ser feitas através dos seguintes canais:
– Telefone: (24) 2106-9018
– e-mail: ouvidoria@barramansa.rj.gov.br
– Site da PMBM: barramansa.rj.gov.br
– Portal Transparência: portaltransparencia.barramansa.rj.gov.br

 

FOTO: Paulo Dimas