Uma das iniciativas do setor foi a implantação da Ouvidoria Municipal

Com objetivo de manter o controle interno da Prefeitura de Barra Mansa, a Controladoria Geral do Município tem um papel fundamental para atuar devidamente inserida na estrutura organizacional, de acordo com a lei local. O setor tem o poder de fiscalizar e orientar as ações que devem ser desenvolvidas no que diz respeito ao orçamento, além de se reportar aos órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A repartição também é responsável por supervisionar a execução orçamentária, contribuir com a Secretaria de Fazenda no controle das finanças e da contabilidade, supervisionar o alcance das metas fiscais e o patrimônio municipal.

O setor conta com uma equipe distribuída entre as seguintes subdivisões: coordenadoria de orçamento, gerência de controle contábil e de contratos, ouvidoria e assistência administrativa. Além disso, algumas secretarias contam com servidores destacados para exercerem as atividades de unidade descentralizada de controle interno, e que são relacionadas à Controladoria.

Segundo o controlador geral de Barra Mansa, Rodrigo Amorim Camargo, anualmente a pasta realiza um cronograma de auditorias internas. “Esse trabalho permite que o serviço público tenha cada vez mais qualidade, agilidade na correção dos fluxos e nas ações que nos ajudam a alcançar uma maior transparência, integridade e conformidade dos atos da administração pública”, revelou.

“Nossos projetos nos ajuda a obter informações de como estão sendo realizados os trabalhos, corrigir as inconformidades e aprimorar a prestação de serviço à população”, completou o controlador.

OUVIDORIA – Um dos setores implantados pela Controladoria Municipal foi a Ouvidoria. Devido ao bom funcionamento e a agilidade na resolução dos principais anseios da população, o setor recebeu em 2018 o prêmio de Melhores Práticas de Governança, do TCE-RJ.

De acordo com Rodrigo Amorim, esse prêmio foi resultado de um bom trabalho em equipe e bom relacionamento setorial. “Nós entendemos que a Ouvidoria é o principal canal de ligação entre a população e o Poder Público. Por isso enxergamos esse serviço como algo fundamental que garante maior transparência e comunicação com a comunidade, recebendo qualquer tipo de manifestação, tratando os assuntos e respondendo aos interessados no menor tempo e com a maior qualidade possível”, finalizou o Controlador.