Rodrigo Amorim participou do último encontro promovido pela Secretaria de Educação, com palestra sobre ‘Governança, Compliance, Órgãos de controle e legislação’

Nesta quarta-feira, dia 16, aconteceu o encerramento da semana de formação para os diretores das unidades escolares municipais de Barra Mansa, oferecido pela Secretaria de Educação. O projeto, realizado pela primeira vez, aconteceu no CEI – Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro, e contou com uma série de formações que vão impactar no dia a dia da educação municipal e em sua gestão. O último dia de encontro contou com a apresentação do Controlador Geral do município, Rodrigo Amorim, que falou sobre ‘Governança, Compliance, Órgãos de controle e legislação’.

De acordo com o controlador, o trabalho em parceria com a Secretaria de Educação, através do encontro desta quarta-feira, vai contribuir para o desenvolvimento da gestão escolar. “O encontro foi idealizado pelo Secretário de Educação e demonstra ótima prática de gestão de sua unidade, capacitando seus servidores para que deles possa exigir os resultados esperados. E a Controladoria Geral foi convidada para contribuir com a apresentação”, destacou Rodrigo Amorim.

Compliance, integridade e governança foram pontos focais da atividade realizada no encerramento da semana formadora. “A implementação destes instrumentos contribuirá para melhorar a qualidade da gestão das unidades escolares e, consequentemente, o adequado uso do recurso público e o aumento da qualidade do ensino. Isso é importante para que os diretores passam a ter a dimensão de suas responsabilidades na gestão das unidades escolares e as consequências pela sua não observação. Além disso, eles precisam estar orientados e capacitados para que possa ser-lhes cobrado o resultado que esperado pelo Secretário de Educação e pelo Prefeito”, pontuou o controlador.
A diretora do Colégio Municipal Washington Luiz, Gessika Belan, falou sobre a troca de conhecimento e a experiência adquirida durante a semana de formação. “Essa formação serviu para uma troca de experiência. Foi muito produtivo ouvir todos os colegas sobre o que acontece em cada unidade de ensino do município e o que colocamos em prática no nosso dia a dia. Tivemos práticas de gestão que nunca tivemos antes e que foi de grande valia e necessário. Além disso, tivemos a oportunidade de falar dos nossos anseios e a partir daí abrir a nossa visão para lidar com as situações que vamos nos deparar nesse início de ano letivo. Espero que todos da rede, diretores adjuntos e professores possam ter essa mesma oportunidade”, citou a diretora.
O secretário de Educação, Marcus Barros, citou a importância da formação e sobre a extensão para os demais servidores da rede de ensino. “Essa é uma iniciativa inédita, os nossos diretores ainda não tinham recebido uma formação tão abrangente e densa como a oferecida durante os últimos dias. O intuito desse projeto foi capacitá-los cada vez mais para poder melhorar o desempenho e a gestão escolar. Nessa formação, procuramos contemplar todas as áreas de gestão que uma escola precisa: pedagógica, administrativa, serviços, legislação e outros. Buscamos, dentro dos profissionais que nós temos, criar uma capacitação que oferecesse todo o subsídio para a nossa equipe de diretores. No encerramento contamos com a participação ilustre do Controlador Geral do município, Rodrigo Amorim. Teremos ainda uma segunda parte dessa formação, que será oferecida, provavelmente em março, para os diretores adjuntos e em seguida para os professores e outros servidores da rede educacional do município e que se interessarem em assumir no futuro cargos de gestão”, pontuou Marcus Barros.

FOTO: Chico de Assis