5ª edição da exposição ‘Boas Práticas Ambientais’ aconteceu nesta quinta-feira (19), no Parque Natural de Saudade

A Prefeitura de Barra Mansa, através das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) e de Educação (SME), em conjunto com o Grupo Técnico de Educação Ambiental (GTEA), promoveram nesta quinta-feira, dia 19, o 5º Concurso Fotográfico ‘Boas Práticas Ambientais ‘, no Parque Natural Municipal de Saudade.

O evento teve patrocínio da empresa ArcelorMittal e, neste ano de 2023, abordou a temática ‘O Vôo Livre das Aves’. Alunos do 7º e 8º anos da rede pública de ensino apresentaram seus projetos desenvolvidos para expor aves do município; eles contaram com orientações de profissionais da Educação em suas unidades escolares.

O concurso recebeu ao todo 45 fotos, sendo que 15 foram selecionadas por meio de uma escolha aleatória, sem ter conhecimento do autor. Essa seleção de imagens envolveu as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação e funcionários da ArcelorMittal. Dessas 15 fotos, três foram selecionados como as vencedoras.

O 3º lugar ficou com a aluna Sara Nicole Morais, do 8º ano, do Colégio Municipal Prefeito Luiz Amaral. A aluna do Colégio Municipal Clécio Penedo, Agda Camila Ribeiro, do 8º ano, levou o 2º lugar. O vencedor e 1º colocado do concurso foi o aluno Isaac Villa Verde Alves, do 7º ano da Escola Municipal Bartholomeu Anacleto.

O título da foto campeã foi ‘Viva a vida como um pássaro, voe alto e vá atrás dos seus sonhos’. O aluno Isaac falou sobre a importância das aves e a alegria em ganhar o prêmio. “É muito legal tirar foto. Podemos fazer isso no nosso dia a dia, ao avistar um pássaro, ver onde ele estar. Fico feliz de ir natureza e poder fotografar”, comentou.

Além das medalhas e reconhecimento, os primeiros lugares receberam prêmios patrocinados pela ArcelorMittal: 3º lugar – Um fone de ouvido; 2° lugar – um relógio inteligente; e o 1º lugar – um dispositivo de assistência virtual.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, parabenizou todos os alunos pelo grande trabalho realizado e os envolvidos pela dedicação em promover o evento.

– Quero agradecer a todos os alunos, professores e servidores da pasta de Meio Ambiente por este concurso, que já está no seu quinto ano, agradeço de maneira especial também à Secretaria de Educação e ao pessoal do GTEA. Tivemos fotos muito boas e que valorizam a fauna encontrada em nosso município. Possuímos belas aves e preciso lembrar ainda que a Guarda Ambiental presta um serviço de excelência junto a estes animais, fazendo o acompanhamento e o resgate das mesmas e cuidando para que não sofram – disse Vinícius.