Apresentação acontece nesta quinta-feira, às 19h no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)

 

Em continuidade a programação do 3º Festival Internacional de Música de Barra Mansa, nesta quinta-feira (18), será exibido ao público o Concerto do Grupo de Cordas, promovido por jovens que fazem parte do projeto Música nas Escolas. O evento está marcado para 19 horas, no auditório professor Jaime Dantas do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). A entrada é gratuita, assim como todas as apresentações do Festival.

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Renata Machado, a apresentação será realizada por cerca de 50 alunos, que já passaram pela iniciação musical e avançaram no processo de ensino. “Será uma união entre alunos do infantil, infanto-juvenil e juvenil que tocarão violino, viola, violoncelo e contrabaixo”, disse.

O projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende toda a rede municipal de ensino, com um quadro de aproximadamente 22 mil crianças e adolescentes. Os alunos compreendem a faixa etária de 02 a 18 anos de idade. A iniciação da criança no projeto é feita ainda no período pré-escolar e prossegue até o 9º ano do ensino fundamental.

A sede do Projeto Música nas Escolas fica localizada no Parque da Cidade. Criado há 18 anos, o serviço visa o aprendizado musical, bem como a inserção dos jovens no mundo cultural.

Ainda segundo Renata Machado, o Projeto impacta no amadurecimento das crianças e adolescentes. “O comportamento dos alunos mudam. Temos relatos de diretores de colégios ressaltando que as crianças que participam do projeto adquirem uma responsabilidade grande por fazerem uso de instrumentos que não são delas. Isso favorece ao jovem aguçar o senso de comprometimento, compromisso e amadurecimento”.

Renata seguiu, dizendo sobre a influência do projeto na autoestima do estudante. “O Música nas Escolas tem uma importante contribuição na sociabilidade e desenvolvimento cognitivo do aluno, aumentando a capacidade de aprendizado do estudante em todas as áreas”, afirmou a coordenadora pedagógica.

MÚSICA NAS ESCOLAS – Os principais conjuntos formados pelo Projeto são: Orquestra Sinfônica, Orquestra Sinfônica Juvenil, Banda Sinfônica, Banda Sinfônica Juvenil, Orquestras de Metais, Drum Latas, Orquestra de Jazz, Camerata de Cordas e Banda Marcial.

A programação completa do Festival está disponível no site http://www.festivalmusicabarramansa.com.br/