Colégio Municipal Prefeito Marcello foi a primeira unidade a receber a atividade; Escola destaca a importância do projeto na redução da evasão escolar

Com a retomada do ensino 100% presencial obrigatório, a Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (COMPOD), retomou na tarde desta segunda-feira, dia 08, com o projeto de conscientização sobre o uso prejudicial de álcool e outras drogas, através de palestras e rodas de conversa com estudantes da rede pública.

A primeira unidade de ensino a receber a atividade foi o Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable, no bairro Ano Bom. O encontro aconteceu com cerca de 45 alunos do 7º ano, com idade entre 13 e 17 anos, e o coordenador da COMPOD, César Thomé.

“Esse é o primeiro encontro que estamos tendo dentro desta temática de conscientização sobre o uso prejudicial de álcool e outras drogas, após a retomada do ensino presencial, com os estudantes da rede municipal. Nossa fala é preventiva, nunca de combate” explicou Thomé.

De acordo com o coordenador, o trabalho de conscientização é realizado em conjunto com a escola, a coordenadoria e a família.

“A escola é o reflexo da família e aqui sempre foi nosso ponto forte, sabemos como é complicado chegar até essa juventude. Com as redes sociais eles têm mais acesso a todo tipo de informação e o nosso papel é chegar à frente dessa informação. Nossa meta é atingir todas as escolas do município”,  destacou.

Segundo a diretora do colégio, Ivete Gama, a faixa etária entre 12 e 17 anos é de um público que precisa de uma atenção especial nesse aspecto da prevenção.

“Escolhemos iniciar com a turma do 7º ano, pois temos encontrado muita dificuldade de conversar sobre o assunto. Eles estão numa idade propícia para isso, percebemos algumas atitudes e mudanças de comportamento, mas não temos nada de concreto. Então quando o César Thomé veio conversar conosco sobre o projeto, indicamos essas turmas. O programa atenderá toda a escola, que ao todo são 747 alunos. No momento temos alguns em ensino remoto ainda, por motivos já explicados, mas ainda temos alguns que não retornaram e estamos na busca, tentando localizar e atividades como está contribui para fidelizar o aluno na escola” ressaltou a diretora.

A preocupação com a evasão escolar também é uma preocupação da professora Vanessa de Ávila, que assim como a diretora, destacou a importância do trabalho de conscientização dos alunos com relação ao uso prejudicial de álcool e outras drogas para que esse movimento de abandono escolar não ocorra.

“Esse projeto é muito pertinente, estamos vivendo um período escolar muito atípico, com a retomada das aulas presenciais estávamos aguardando o retorno dessas atividades, não apenas com palestras sobre as drogas, mas também sobre outros assuntos. Por mais que nós professores falemos, ou até mesmo os pais, quando vem alguém de fora contar experiências tenho a sensação que eles dão mais atenção. Atividades como essa causam efeito, salvam vidas, é fundamental. Eu trabalho com alunos do 6º ao 9º anos e vejo a importância de debater e apresentar as informações desde cedo, são palestras enriquecedoras. Nós temos relatos de alunos de anos anteriores, que estavam próximos de entrarem por caminhos, mas de ouvir e ter momentos como este trazem momentos de reflexão sobre a vida e o futuro. Essas atividades acende uma luzinha e muda o rumo, isso reflete no dia a dia, com comportamento e mais atenção com as aulas” disse a professora.

Nesta terça-feira, dia 09, a COMPOD dá prosseguimento às atividades com estudantes do CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro.