Objetivo foi estreitar laços para que novos projetos e assistências aconteçam

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas) promoveu uma visita ao Abrigo Municipal Mário Antônio de Carvalho, no bairro Siderlândia, nesta terça-feira, 29. Estiveram presentes na unidade as diretoras da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadoras de Serviço), Jade Corrêa e Fernanda Fonseca; a diretora da unidade, Rosângela Nogueira; além do coordenador da Compod, Cesar Thomé.

“O objetivo dessa visita é aproximar as entidades da região para com os projetos de nossa cidade, trazendo conhecimento de que esses locais existem e os tornando mais visíveis à população. Em uma cidade como a nossa, com cerca de 180 mil habitantes, quanto mais pessoas tiverem conhecimento de que esses locais existem, mais chances de promovermos assistências aos que mais precisam”, disse Cesar Thomé.

Jade Corrêa diz ter gostado bastante da iniciativa. “Muita gente precisa de cuidados e acaba não sabendo para onde ir. As instalações do abrigo são ótimas, todos são bem cuidados e em ótimas condições”, revelou a representante da Aciap-BM.

A diretora do abrigo disse que, atualmente, 19 pessoas estão abrigadas por tempo integral no local, entre elas uma mulher, que fica em aposento separado dos homens.

“Nossa capacidade é de receber cerca de 25 pessoas. As acomodações têm camas beliches, onde os mais velhos ficam nas camas debaixo e os mais novos nas de cima, pela facilidade de movimentação. Os internos têm atividades definidas para o bom funcionamento do local. Temos equipes que limpam os quartos, outra que lava a louça, cozinheiros e afins. O abrigo oferece café da manhã, almoço, café da tarde e jantar”, explicou a diretora.

Recuperação

Residente no abrigo, ‘Joãozinho’ leva a sua animação para o abrigo com sua caixa de som e músicas da época em que era DJ. “Eu tocava no Azteca da Vila Nova, toquei em Bananal, Ilha Clube e em todas as discotecas da época. Cheguei até aqui após ser resgatado das ruas de Angra dos Reis em situação precária, devido ao alcoolismo. Uma pessoa me encaminhou e estou em fase de recuperação e animado com minha melhora. Agora vou até ao dentista. Meu sorriso vai voltar”, disse João.

Após desentendimentos familiares devido a dependência química, Leonardo Lopes se viu em situação de rua por 6 meses e foi encaminhado para o Abrigo Municipal, onde está há outros seis. Recuperado, está ansioso para sua reinserção na sociedade para trabalhar e cuidar de seus filhos. “Acho o abrigo ótimo, todos me tratam de igual para igual, me sinto muito melhor”.