Programa tem foco na destinação correta de recicláveis e de óleo vegetal usado

 

Moradores do bairro Santa Lúcia, em Barra Mansa, receberam nesta segunda-feira, 10, orientações sobre o programa Coleta Seletiva, desenvolvido pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e que concentra ações de educação e preservação ambiental. O intuito da iniciativa é conscientizar os cidadãos acerca da destinação correta dos recicláveis, através da separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos.

A coleta seletiva visa retirar do CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) toneladas de recicláveis, que se selecionados de forma adequada, podem se transformar em renda para os trabalhadores da CoopCat (Cooperativa Mista de Catadores de Recicláveis).

O programa abrange 66 bairros de Barra Mansa e a meta, segundo o diretor executivo do Saae, Adilson Rezende, é ampliá-lo ao longo de 2022. “O mundo inteiro fala sobre a educação e a preservação ambiental e as ações começam em nossa casa, com gestos simples, mas de grande eficácia. Estamos vivendo tempos difíceis com grandes transtornos provocados pelas chuvas. A coleta seletiva é uma maneira de amenizar essas ocorrências, já que mantém uma cidade mais limpa e favorece o desenvolvimento sustentável”, destacou.

Segundo o gerente de Destinação Final de Resíduos, Rafael Cyrne, em 2021 foram recolhidos em torno de 960 toneladas de recicláveis. Em 2020, 933 toneladas, apesar do distanciamento social e outras ações recomendadas para conter o avanço da pandemia da Covid-19.

– A média mensal de recicláveis coletados pela CoopCat é de 80 toneladas.  O material passa por uma triagem, onde é separado por tipo e, posteriormente, vendido para as indústrias que o utilizam na produção de novos produtos – detalhou Rafael.

O recolhimento de óleo vegetal usado, o óleo de cozinha, também é alvo do programa. O produto é comercializado junto às empresas especializadas na fabricação de biodiesel, lubrificantes, sabão e até fontes de energia alternativa e uma excelente medida para evitar os impactos provocados pelo descarte irregular, o que acaba contaminando os lençóis freáticos, o solo ou provocando danos à rede de esgoto.

Em Barra Mansa, a coleta seletiva tem cunho direcionado à preservação do ambiente e também socioeconômico, já que gera uma renda em torno de R$1,9 mil para aproximadamente 30 cooperados da CoopCat.

INFORMAÇÕES – Para obter informações ou esclarecimentos sobre os horários de coleta e materiais que são coletados é só entrar em contato pelo telefone (24) 3322-6195 (SAAE), 3322-5206 (COOPCAT) ou pelo instagram https://www.instagram.com/coopcat_bm/.