Entre os destaques do programa estão à coibição da desordem pública, acidentes de trânsito, infrações e depredações do patrimônio
Implantado no município na atual gestão, desde outubro de 2017, o Centro Estratégico de Segurança Pública (CESP), é um equipamento que tem auxiliado na coibição da violência em Barra Mansa. Localizado na Avenida Joaquim Leite, ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro, o CESP funciona como um canal de denúncias identificadas ou anônimas, à disposição dos cidadãos 24 horas por dia, ininterruptamente, através do número 153.
Com 72 câmeras localizadas em pontos estratégicos do município e monitoramento em tempo real, o CESP já cumpriu diversas medidas de proteção. A intenção da administração municipal é adquirir outras 200 câmeras para ampliar a aplicação dos trabalhos e interligar os aparelhos em estabelecimentos comerciais, visando auxiliar na identificação de casos de furtos e crimes.
O programa integra as três forças de segurança pública: Polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros são acionados quando necessários.
O prefeito Rodrigo Drable destacou os serviços prestados à população. “O Centro de Estratégia de Segurança funciona com uma central de monitoramento e estamos com plano de expandi-lo, temos uma relação íntima com a polícia militar e a polícia civil de participação em ações efetivas conjuntas. Estamos investindo na aquisição de veículos, equipamentos, mudança de turno da guarda, para reduzir o índice de violência na cidade”, enfatizou Rodrigo.
O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, ressaltou o trabalho de sua equipe em favor da ordem pública. “O CESP tem sido um ponto de apoio para o cidadão. Através do monitoramento efetuado pelo órgão, as pessoas nos procuram para fazer a solicitação de imagens com foco na elucidação de fatos. Para isto, é necessário um registro na 90ª DP ou solicitação direta na Secretaria de Ordem Pública. O material é entregue na delegacia, a fim de esclarecimento de crimes. Quanto mais estendido estiver o nosso sistema, mais segurança o cidadão vai ter”, concluiu o comandante.