Ação tem o objetivo de facilitar o trabalho dos funcionários e o acesso das famílias aos registros de entes queridos

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), está promovendo uma modernização dos documentos relacionados a sepultamentos e gavetas dos cemitérios do município. Os documentos de quatro cemitérios estão sendo digitalizados – do Centro, de Floriano, de Rialto e de Amparo. Esse processo tem como objetivo facilitar o trabalho dos funcionários dos cemitérios e o acesso das famílias aos obituários.
O gerente do serviço funerário, Otacílio Martins Pereira Filho, explicou o que vai ser feito e de que forma esse processo vai beneficiar a população. “Nós iremos atualizar os recadastramentos das sepulturas e gavetas, uma vez que os registros de óbito já estão atualizados, desde 1944 até os dias de hoje, apesar de ter registros de sepulturas ainda mais antigas. Com isso, tudo ficará atualizado e a busca pelos documentos será mais rápida, porque eles estarão digitalizados. Nós poderemos ajudar os familiares que acabam perdendo esses documentos e precisam solicitar segunda via, além de facilitar também o processo de sepultamento – informou.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, agradeceu toda a atenção que o prefeito Rodrigo Drable tem dado à Assistência Social, especialmente nas recentes questões ligadas aos serviços de sepultamento do município.
– A memória é algo muito importante que todos os cemitérios precisam ter e respeitar. Quando a pessoa chega ao local, ela pode ter dúvidas como a data e o local onde um ente querido foi enterrado, melhorias na sepultura, retirada e transferência de restos mortais, entre outras. Isso é respeito com a população que confia e entrega um corpo para ser enterrado e futuramente pode precisar de algo. Não podemos entregar nada errado. Temos essa preocupação para sempre avançarmos e melhorar nosso atendimento – concluiu o secretário.