Data faz parte do mês da visibilidade da comunidade surda

Em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, a Prefeitura de Barra Mansa, através do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), realizou um evento de comemoração no Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable. A unidade de ensino é referência em educação inclusiva.

O evento contou com a participação da coordenadora de Educação Especial do Cemae, Sônia Coutinho, do secretário de Assistência Social, J Chagas, dos vereadores Paulo da Gráfica e Luciana Alves, entre outras lideranças e convidados. Houve também uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Projeto Música nas Escolas.

Durante o evento, foram realizadas diversas homenagens, entre elas, para as mães de estudantes surdos. A coordenadora Sônia Coutinho recebeu uma placa oficial e simbólica do Laboratório de Libras da unidade de ensino. Além disso, houve um momento de exaltação aos intérpretes e professores pelo Dia do Profissional Tradutor Intérprete de Língua de Sinais, comemorado na quinta-feira, 30.

Segundo o secretário de Assistência Social, J Chagas, o trabalho realizado pelo Cemae e pelo Colégio Marcello Drable tem trazido um avanço social muito significativo. “Barra Mansa é referência em inclusão e por isso parabenizo toda diretoria e a equipe pelo trabalho. É uma determinação do prefeito Rodrigo Drable que haja um cuidado com o ensino especial em nosso município e vocês têm feito isso”.

A coordenadora de Educação Especial do Cemae, Sônia Coutinho, agradeceu a presença de todos e falou sobre sua emoção com o evento. “Me recordo de como era antes, toda a dificuldade de trazer a inclusão e agora vejo essa equipe maravilhosa que é referência no mercado de trabalho, isso me impressiona muito. A cada dia nós vamos melhorando para sempre aperfeiçoar o nosso envolvimento com as pessoas que tanto precisam. Quero agradecer muito ao nosso prefeito que sempre me apoiou em todo o trabalho e fez muito por essa cidade”, ressaltou.

A diretora do Colégio Marcello Drable, Ivete Gama de Oliveira, se dirigiu às mães presentes no evento e falou sobre o cuidado da escola com os alunos. “Me sinto muito honrada e feliz de poder participar desse momento. Eu sei que não é fácil ser mãe e principalmente de crianças que precisam de atenção especial. Afirmo que os filhos de vocês continuarão sendo tratados como sempre foram, com todo carinho, respeito e amor que nós devemos a eles e a vocês também.  Podem ter certeza de que a gente está aqui para somar, ajudar e avançar”.

A ex-aluna, Ludmilla Maciel, falou sobre as adaptações curriculares que vivenciou durante seu tempo no colégio. “Vim de outra escola para o Marcello Drable e aqui encontrei acolhimento, inclusão e principalmente educação de qualidade. Recebi toda estrutura e ensino que levo pra vida toda. Sou grata a todos os profissionais que me ajudaram na minha educação e levo isso no coração”