Período chuvoso aumenta a proliferação do mosquito transmissor da doença

 

Durante o verão, a combinação de umidade com altas temperaturas é um fator determinante para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Esse aumento ocorre porque o período reprodutivo do mosquito fica mais curto, fazendo com que ele se reproduza com maior velocidade.

Para combatê-lo, as equipes de Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa intensificam neste mês a atuação dos carros fumacê nas ruas da cidade. O município conta hoje com um veículo pulverizador espacial UBV e FOG. De acordo com o supervisor de Vigilância, Antônio Marcos Rodrigues, o inseticida utilizado é um adulticida de última geração – utilizado em ações de saúde pública.

“Nós orientamos os moradores a abrir as janelas das residências para que o produto possa atingir os mosquitos que estão alojados no interior das casas. Pedimos também que eles cubram ou recoloquem as caixas de criação de abelhas, além de não deixar crianças correndo atrás do veículo, para evitar acidentes”, informou Antônio Marcos.

O supervisor alertou que outros insetos podem ser afetados pelo produto, reforçando a importância da aplicação com critério, somente em ocasiões específicas, reduzindo dessa forma o impacto ambiental.

 

Criadouros

De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis, são os criadouros que mais produzem Aedes aegypti. A população ainda precisa ficar atenta aos pequenos recipientes, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros.

O Aedes aegypti costuma colocar seus ovos nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Isso reforça a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado.

 

Denúncias

As denúncias sobre residências e terrenos que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito podem ser feitas à Vigilância Ambiental pelo telefone: (24) 3512-0722.

 

PROGRAMAÇÃO

Nesta segunda-feira, 9, o carro fumacê percorreu os bairros: Vista Alegre, Loteamento Sofia, Vila Nova, Água Comprida, Jardim Central e Vila Brígida. Ao longo desta semana a programação será a seguinte:

– 10/01: Vila Coringa, Santa Rosa, Ary Parreiras, Getúlio Vargas e Vale do Paraíba.

– 11/01: Centro, Morro do Cruzeiro, Abelhas II, Albo Chiesse, Estamparia, Ano Bom, Vila Orlandélia, Vila Delgado e Retorno.

– 12/01: Roberto Silveira até o Fórum e todas as transversais, São Francisco e Santa Izabel.

– 13/01: Vila Maria, Saudade, Bom Pastor, Boa Vista, Bairro de Fátima e Quartel.

– 14/01: São Silvestre, Cotiara (até viaduto), Verbo Divino, Monte Cristo, Apóstolo Paulo e Boa Sorte.

A programação está sujeita à alteração por conta de chuva ou vento forte, já que o carro não circula nessas condições. As informações podem ser conferidas diariamente no perfil da Prefeitura no Instagram: @barramansarj.