O fortalecimento das ações culturais desenvolvidas nos municípios foi uma das pautas do evento

A diretoria do Fórum de Dirigentes de Cultura do Rio de Janeiro se reuniu na tarde da última quarta-feira, 23, em Pinheiral, com a finalidade de debater as boas práticas e ações implementadas nos municípios. A iniciativa faz parte do da primeira edição do Projeto Caravana do Fórum.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, e também presidente do Fórum, participou do evento, quando afirmou que esse tipo de dinâmica tem se tornado elemento de fortalecimento dos municípios, especialmente na aplicação dos recursos da Lei de Emergência Cultural.

– Estamos diante da maior mobilização apartidária de gestores de cultura já vista em nosso Estado. Trata-se de um movimento legítimo que se desgarra de disputas de protagonismos ou de palanques eleitorais. O foco está no desenvolvimento das políticas culturais fluminenses, no fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, e sobretudo, das políticas locais – afirmou.

Ainda durante a Caravana, foram discutidas as prévias das Conferências Nacional e Estadual de Cultura, assim como, a assembleia do Fórum que elegerá, em junho, a nova diretoria para o biênio 2022-2024. A direção é formada por dois representantes de cada regional, e já no primeiro encontro pós-eleição, é definida a composição mesa diretora com presidente, vice e secretários.

O evento reuniu representantes de vários municípios, entre eles, Barra Mansa, Pinheiral, Rio Claro, Resende, Maricá, Itatiaia, Saquarema e Volta Redonda.