Município é o primeiro do estado do Rio de Janeiro a receber a iniciativa

Trinta e seis profissionais e estudantes de Educação Física participaram do primeiro dia de capacitação do Projeto Gol do Brasil em Barra Mansa. A qualificação é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a Confederação de Futebol do Rio de Janeiro e a prefeitura do município. Ao todo, serão dois dias consecutivos de atividades, que selecionará quatro participantes para aplicar os métodos durante a execução do programa na cidade.

Todos os participantes selecionados, após capacitação, receberão a Licença S. Esse documento permitirá que o profissional trabalhe com projetos sociais. A iniciativa tem como objetivo principal abordar temas sobre habilidades de vida, didática, vivências práticas, zonas de vulnerabilidade social e convivência com pessoas com deficiência.

De acordo com o coordenador da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, Marco Cambraia, essa capacitação permite que o professor apresente troca de vivências e trabalhe a empatia entre profissional e aluno. “Esse primeiro dia está sendo bem produtivo. Percebemos a importância que os profissionais estão dando em relação à vulnerabilidade social. Esperamos que essas trocas de experiências permitam que boas ideias surjam e que o melhor trabalho seja ofertado aos alunos”, disse.

A assistente administrativa da Pasta, Verena Sacchetti, completou. “Em um primeiro momento, acreditamos que iremos atender cerca de mil alunos. Com a ampliação do projeto, vamos conseguir atender toda a rede. Os núcleos de atendimentos serão distribuídos em alguns bairros que ainda serão definidos”, falou.

O gerente do CBF Social, Diogo Netto, parabenizou o município na organização do projeto e agradeceu ao prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, pelo apoio na implementação da iniciativa na cidade. Diogo também explicou como funcionará a capacitação. “A metodologia é baseada nas dez habilidades de vida da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do futebol. O Gol do Brasil é um projeto recente, sendo lançado em 2017 e, até o momento, sendo implementado em três cidades do país. Nossa intenção é que até 2020 é ampliar para os 27 estados brasileiros”, afirmou o gerente.

Para a estudante de Educação Física, Diellie Sena, essa oportunidade é uma chance do profissional ampliar a visão social sobre a vivência do aluno e sob a realidade em que vive. “Nós sabemos que o esporte é transformador. É através dele que muitas realidades são alteradas. A pratica de uma atividade física é essencial para garantir saúde e bem estar para os jovens. E trabalhar essas questões, como estamos fazendo, é muito enriquecedor para nós”, considerou Diellie.

Por conta das chuvas, foi cancelado o lançamento do projeto, que aconteceria no próximo sábado, dia 28, no Estádio Leão do Sul e contaria com a participação da equipe da CBF e dos ex-jogadores da Copa do Mundo de 1994, Bebeto e Branco, que tornaram o Brasil tetracampeão. Uma nova data será marcada para o evento.