Campanha de vacinação da gripe por drive thru imuniza mais de 20 mil idosos em Barra Mansa

Ação encerrou nesta sexta-feira. Imunização continuará nos postos de saúde

Barra Mansa encerrou nesta sexta-feira (17) a vacinação contra gripe em sistema drive thru, imunizando mais de 20 mil idosos do município. A ação visou proteger as pessoas com mais de 60 anos de aglomerações, conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde contra o coronavírus. A partir de agora, a campanha continua nas unidades de saúde.

Seguindo o cronograma determinado pelo Ministério da Saúde, a prefeitura começa na próxima segunda-feira (20) a vacinação em demais grupos recomendados. São eles: caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo, profissionais de saúde, doentes crônicos e agentes das forças de segurança e salvamento. Na terça-feira (21) e quinta-feira (23) não haverá atendimentos por conta dos feriados de Tiradentes e São Jorge.

A vacinação por drive thru aconteceu em três etapas. A primeira foi destinada aos idosos acima dos 80 anos, a segunda para pessoas com mais de 70 e a última para aqueles acima de 60 anos.  Para facilitar o acesso dos munícipes, a prefeitura dividiu a aplicação em cinco pontos nos bairros Centro, Vista Alegre, Boa Sorte, Colônia Santo Antônio e Região Leste.

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, detalhou o objetivo das medidas. “A importância da ação em drive thru foi imunizar os idosos, de modo que não acontecessem aglomerações nos postos de saúde. Estamos nos aproximando do inverno, período em que o vírus do H1N1 se propaga com maior intensidade. Por tanto, é importante que se tome a vacina. Vale ressaltar que esta vacina não atua contra o Covid-19. Ainda não existe vacina para esta doença, mas ajuda as pessoas a ficarem mais protegidas”, destacou.

As pessoas que fazem parte dos grupos a serem imunizados ou que ainda que não receberam a dose, devem entrar em contato com o posto de saúde mais próximo da sua residência. Os moradores do Centro e Ano Bom podem realizar o agendamento e tirar dúvidas através do Centro do Idoso, pelo telefone (24) 3328-6516, de segunda a sexta-feira, de 7 às 12 horas.