Ação acontece nos postos de saúde e em sistema drive-thru no pátio da prefeitura

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, dará continuidade neste sábado, 25, a campanha de vacinação antirrábica 2021. A vacina será aplicada nas 48 unidades de saúde do município, além de 19 unidades móveis, de 8 às 16 horas, e excepcionalmente no sábado, no pátio da prefeitura, no Centro, em sistema drive-thru.

A imunização é direcionada para cães e gatos a partir de quatro meses de idade saudáveis e aqueles que expiraram o ciclo de 12 meses da última vacinação. A estimativa é de que sejam vacinados 2.700 felinos.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Antônio Marcos Rodrigues, a vacina é o principal mecanismo utilizado para o controle da raiva animal. “Manter cães gatos devidamente vacinados contra a raiva é uma maneira de buscar garantir a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos. A eficácia da vacina tem possibilitado o controle da doença que não é notificada em Barra Mansa há varias décadas”, destacou.

Para receber a dose do imunizante, o animal deve ser conduzido, com coleira, por um adulto até a unidade de vacinação. Caso o pet tenha cartão de vacinação, é importante a sua apresentação para a atualização dos dados. Em função da pandemia da Covid-19, o condutor do animal deve fazer uso da máscara de proteção facial e manter o distanciamento social. Na área rural, a imunização será efetuada em outubro.