Cidade possui 71.824 pessoas preconizadas pelo Ministério da Saúde como público-alvo da primeira ação e 15.257 da segunda

 

 

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa se prepara para iniciar a Campanha Nacional contra Influenza, que começa na próxima segunda-feira, dia 04 de abril, e segue até o dia 03 de junho. No mesmo período acontecerá a vacinação contra sarampo para trabalhadores da Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Para isso, todos os profissionais envolvidos na vacinação passaram por capacitação nesta quinta-feira (31), no Parque Natural de Saudade e no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

A capacitação realizada segue preceitos do Programa Nacional de Imunização (PNI) que visam, entre outras coisas, garantir um processo de boas práticas de imunização. Por esse motivo, os profissionais de Barra Mansa foram orientados sobre o objetivo da campanha, grupos prioritários, estimativa populacional, esquema de vacinação, precauções, contraindicações e recomendações gerais.

A coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, que ministrou a palestra aos profissionais da saúde, destacou a importância de receber a vacina. “Esse imunizante chega para proteger de cepas da gripe, como H1N1, H3N2 e Influenza B. Por isso é importante que todos se vacinem conforme o calendário de vacinação para juntos evitarmos novos surtos da doença, complicações e mortalidades”.

Ela acrescentou ainda que a única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. “O sarampo é uma doença extremamente contagiosa. Uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo para até outras dezesseis que não são vacinadas. Apesar da taxa de mortalidade no Brasil ser baixa, não devemos nos descuidar”, alertou.

O município possui 71.824 pessoas preconizadas pelo Ministério da Saúde como público-alvo da ação contra influenza e 15.257 contra o sarampo.

A aplicação das vacinas ocorrerá das 9h às 16h em todas as unidades de saúde do município, que ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O PSF Ano Bom funciona em horário estendido, das 9h às 20h. Para receber os imunizantes é necessária a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência nominal atualizado e cartão de vacina.

 

Públicos-alvo

A vacinação contra sarampo tem como público-alvo: trabalhadores da Saúde que ainda não receberam o imunizante e crianças de 6 meses a menores de 5 anos que estejam com a caderneta de vacina atualizada.

O grupo prioritário contra a Influenza é o seguinte: trabalhadores da Saúde, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

Calendário de vacinação:

– 04 a 08/04: idosos com 80 anos ou mais, residentes de longa permanência e trabalhadores da Saúde com 60 anos ou mais em qualquer unidade de saúde. Demais trabalhadores do setor, em seu local de trabalho.

– 11 a 15/04: 70 anos ou mais e trabalhadores da Saúde com 60 anos ou mais em qualquer unidade de saúde. Demais trabalhadores do setor, em seu local de trabalho.

– 18 a 22/04: 65 anos ou mais e trabalhadores da Saúde com 60 anos ou mais em qualquer unidade de saúde. Demais trabalhadores do setor, em seu local de trabalho.

– 25 a 29/04: 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde com 60 anos ou mais em qualquer unidade de saúde. Demais trabalhadores do setor, em seu local de trabalho.

– 30/04 (Dia D): todo o público-alvo vacinado até esta data, conforme disponibilidade de vacina.

– 02 a 06/05: crianças com 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas.

– 09 a 13/05: demais grupos prioritários com pessoas entre 50 e 59 anos e repescagem geral.

– 16 a 20/05: demais grupos prioritários com pessoas entre 40 e 49 anos e repescagem geral.

– 23 a 27/05: demais grupos prioritários com pessoas entre 30 e 39 anos e repescagem geral.

– 30/05 a 03/06: demais grupos prioritários com pessoas entre 05 e 29 anos e repescagem geral.