Evento do projeto Música nas Escolas aconteceu no Parque da Cidade e contou com apoio da Fundação Cultura e da Associação da Orquestra Sinfônica

Na noite de terça-feira, dia 27, o Parque da Cidade, no Centro, recebeu uma apresentação da Camerata de Cordas, sob coordenação do projeto Música nas Escolas. Na exibição, foram tocados clássicos do pop rock internacional, sob a regência do maestro Elizeu Moreira. O concerto teve o apoio da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, e da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (AOSBM).

Durante o evento, houve a execução de músicas de bandas como Abba, A-Ha, Beatles, Bon Jovi, entre outras. O maestro Elizeu destacou o valor do trabalho desenvolvido com os músicos. “Esses concertos e apresentações divulgam para o público o trabalho feito pelos artistas do projeto Música nas Escolas. Foi totalmente gratuito e embalou clássicos do pop rock, através de violinos, violoncelos, e outros instrumentos”, detalhou.
Aldo Cunha, supervisor de Patrimônio e Montagem, ressaltou que o projeto Música nas Escolas alcança hoje a totalidade das unidades escolares do município, permitindo, além da oferta de educação musical de alta qualidade técnica e artística, a manutenção de grupos estáveis, que oferecem grandes concertos de música clássica e brasileira. “Isso contribui para divulgar a cultura da música através de concertos de alta performance e possibilita a formação de milhares de crianças e jovens”, frisou.
O grupo de Camerata foi formado em 2012 e conta com jovens e adultos. A apresentação realizada na terça-feira teve ao todo 25 participantes na faixa etária de 16 a 30 anos. Além da Camerata, existem ainda: A Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, a Orquestra Infanto Juvenil, a Banda Sinfônica de Barra Mansa, a Orquestra de Jazz (Big Band), o Metais Infanto Juvenil, o Grupo de Metais, a Banda Marcial, a Marching Band, o Grupo de Percussão Brasileira, entre outros.

Música nas Escolas

O projeto Música nas Escolas tem como uma das metas fazer da música um instrumento de educação e transformação social. Além disso, ele permite o crescimento de crianças e jovens atendidos oferecendo formação musical em alto grau artístico. O projeto também colabora para estabelecer um processo educativo permanente com crescente complexidade de conhecimentos e práticas musicais, culminando sempre com a formação de grupos que evidenciam o resultado do seu aprendizado em apresentações, recitais e concertos.